A linguagem sob um olhar sócio-histórico
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2003v6n2p81Palavras-chave:
Gêneros textuais, interacionismo sócio-discursivo.Resumo
As crescentes publicações e apresentações em eventos na área de Lingüística e Letras vêm trazendo à tona a relevância do uso de uma abordagem sócio-histórica em pesquisas qualitativas envolvendo estudos da linguagem. Especificamente na área de gêneros textuais, podemos recorrer a obras como as de Meurer e Motta-Roth (2002), Dionísio, Machado e Bezerra (2002), Marcuschi (no prelo) dentre outros. Nosso estudo tem como objetivo sintetizar as idéias principais do quadro epistemológico do interacionismo sócio-discursivo assim proposto por Bronckart (1997/1999) para análises do funcionamento da linguagem em textos pertencentes a gêneros textuais que sejam objetos de ensino-aprendizagem na escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vera Lúcia Lopes Cristovão, Adja Balbino Amorim Barbieri Durão, Elvira Lopes Nascimento

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










