A Formação do Leitor: entre textos e hipertextos

Autores

  • Regina L. Péret Dell’Isola Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2003v6n1p87

Palavras-chave:

Leitura, Inferência, Formação do Leitor, Letramento, Texto, Hipertexto.

Resumo

Este artigo é um convite para uma reflexão sobre a leitura na sociedade brasileira. Esse tema vincula-se a uma série de avanços tecnológicos que potencializam inúmeras mudanças em relação à forma com que as pessoas lêem o mundo. Ao serem considerados o texto impresso, as novas tecnologias e a geração de inferência durante  leitura de textos e hipertextos, coloca-se em foco a importância da formação do leitor e o problema da falta de letramento da população. A maior preocupação concentra-se nos brasileiros que, apesar de alfabetizados, não são letrados. Apesar do decréscimo de analfabetismo no país, ainda é grande a quantidade de analfabetos funcionais – pessoas que aprenderam a ler, escrever e fazer contas, mas não conseguem usar isso no dia-a-dia. Os livros assim como os computadores são invenções tecnológicas e nossos alunos devem ser preparados para ler essas unidades de significação que instauram um espaço de interlocução. Constata-se que é preciso investir na qualidade da leitura dos nossos alunos. Neste trabalho, defende-se a idéia de que o estímulo à produção de inferências durante a leitura, tanto de textos quanto de hipertextos, é o melhor investimento para o Brasil se tornar uma nação letrada.  

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina L. Péret Dell’Isola, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Letras(1982) e em Educação(1983), tem mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e realizou atividades de pesquisa na Université de Montréal, Canadá no ano de 1997. Professora Assistente, concursada, do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFMG.

Downloads

Publicado

2004-07-15

Como Citar

DELL’ISOLA, R. L. P. A Formação do Leitor: entre textos e hipertextos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 87–108, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2003v6n1p87. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4496. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos