A Formação do Leitor: entre textos e hipertextos
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2003v6n1p87Palavras-chave:
Leitura, Inferência, Formação do Leitor, Letramento, Texto, Hipertexto.Resumo
Este artigo é um convite para uma reflexão sobre a leitura na sociedade brasileira. Esse tema vincula-se a uma série de avanços tecnológicos que potencializam inúmeras mudanças em relação à forma com que as pessoas lêem o mundo. Ao serem considerados o texto impresso, as novas tecnologias e a geração de inferência durante leitura de textos e hipertextos, coloca-se em foco a importância da formação do leitor e o problema da falta de letramento da população. A maior preocupação concentra-se nos brasileiros que, apesar de alfabetizados, não são letrados. Apesar do decréscimo de analfabetismo no país, ainda é grande a quantidade de analfabetos funcionais – pessoas que aprenderam a ler, escrever e fazer contas, mas não conseguem usar isso no dia-a-dia. Os livros assim como os computadores são invenções tecnológicas e nossos alunos devem ser preparados para ler essas unidades de significação que instauram um espaço de interlocução. Constata-se que é preciso investir na qualidade da leitura dos nossos alunos. Neste trabalho, defende-se a idéia de que o estímulo à produção de inferências durante a leitura, tanto de textos quanto de hipertextos, é o melhor investimento para o Brasil se tornar uma nação letrada.
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