Ensaio com Paulo Freire sobre sua Práxis nos Processos de Ler-escrever a Palavramundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n2p9

Palavras-chave:

Paulo Freire, leitura-escrita, práxis.

Resumo

Este texto ensaia um diálogo com Paulo Freire acerca de seus processos de escrita, indicotomizáveis dos processos de leitura, aos quais ele mesmo faz referência como parte fundamental de seu trabalho de educador. Logo, com base em suas obras – Pedagogia do oprimido (2005a), Pedagogia da esperança (2011a), Cartas a Cristina (2019), dentre outras –, objetivamos compreender e refletir sobre seus processos de escrever, sobre a boniteza de sua linguagem, enquanto prolongamento de sua práxis em devenir. Percorrendo excertos de seus textos, não tanto acadêmicos, buscamos também compreender os processos de leitura-escrita como práticas formativas, inclusive porque entendemos a condição de inacabamentos de todo o ser humano, com destaque a educadores e educadoras. De linguagem generosa e democrática, consideramos que Paulo Freire escreveu toda a sua obra certo de que sua existência na escrita engajada, na escrita comprometida com o outro e com o mundo, que jamais separou trabalho e vida, palavramundo, foi uma contribuição inestimável para a compreensão da importância de professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras, de agora e de amanhã, nos processos de produção intelectual como tarefa política.

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Biografia do Autor

Jéssica do Nascimento Rodrigues, Universidade Federal Fluminense

Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela UEMG (2000), Especialista em Educação pela UFLA (2002) e em Revisão de Texto pela FGF (2012), Mestre em Educação pela UFRRJ (2010) e Doutora em Educação pela UFF (2014), onde também realizou Estágio Pós-doutoral (2017). Na UFF, campus Gragoatá, é professora adjunta da Faculdade de Educação, responsável pela disciplina Língua Portuguesa - Conteúdo e Método, e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem do Instituto de Letras. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF) e coordenadora do programa de ensino e extensão Laboratório de Letramentos Acadêmicos (LabLA). Letramento acadêmico e docente, formação de professores e educação linguística são alguns de seus temas de interesse.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

RODRIGUES, J. do N. Ensaio com Paulo Freire sobre sua Práxis nos Processos de Ler-escrever a Palavramundo. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 9–19, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n2p9. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/44954. Acesso em: 1 maio. 2024.