Poderes e micropoderes na leitura de livros manuscritos medievais: um estudo sobre os Livros de Linhagens da Idade Média Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p61Palavras-chave:
leitura, Poder, Livro de linhagens.Resumo
Este artigo objetiva examinar algumas questões referentes às relações entre “poder”, “produção de livro” e “leitura”, “livro” na época dos livros manuscritos medievais – refletindo sobre esta questão através dos ‘livros de linhagens’ portugueses dos séculos XIII e XIV. Na primeira parte do artigo, são examinadas as relações entre poder, sociedade e o texto dos ‘livros de linhagens’. Na segunda parte, a análise é direcionada para as relações entre poder, sociedade e o livro enquanto objeto submetido a controles sociais diversos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.