Swallows don’t eat fish: ensino de inglês e vestibular

Autores

  • Telma Nunes Gimenez Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2001v4n1p133

Palavras-chave:

Vestibular, Ensino de inglês, Efeito Retroativo.

Resumo

O possível impacto do exame vestibular de inglês da Universidade Estadual de Londrina, ou seu efeito retroativo em dois contextos de ensino público foi objeto de projeto de pesquisa, cujos resultados parciais são relatados. Neste trabalho são comparados dois contextos: ensino de segundo grau público e curso preparatório público, procurando delinear as visões de linguagem e ensino presentes nas aulas observadas, bem como em entrevistas com os professores responsáveis. Embora se possa notar total despreocupação com o exame do terceiro ano do segundo grau, e uma relação inversa no curso oferecido pela própria Universidade, há semelhanças entre os dois contextos. Tais semelhanças parecem estar vinculadas ao material didático utilizado e à própria percepção dos professores com relação às expectativas e conhecimento prévio dos alunos, bem como suas chances de aprovação no exame. 

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Biografia do Autor

Telma Nunes Gimenez, Universidade Estadual de Londrina

Telma Nunes Gimenez é formada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Biblioteconomia pelo College of Librarianship Wales, Mestre em Linguistica Aplicada pela PUCSP e doutora pelo departamento de Linguistics and Modern English Language da Lancaster University, Inglaterra. 

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Publicado

2001-07-15

Como Citar

GIMENEZ, T. N. Swallows don’t eat fish: ensino de inglês e vestibular. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 133–152, 2001. DOI: 10.5433/2237-4876.2001v4n1p133. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4369. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos