A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n2p98

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ensino de literatura, Formação de leitores

Resumo

Este artigo discute sobre a formação literária na escola, considerando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018; 2019) que convergem para a formação de leitores não apenas do ponto de vista de saberes de natureza pragmática, mas, sobretudo, de ordem estética e sensível. Para isso, discorre sobre a leitura subjetiva, o desenvolvimento da capacidade de fruição, práticas pedagógicas e políticas de acesso às dimensões da arte. Analisa, ainda, o modo como a Base Nacional Comum Curricular, a despeito de destinar um campo para a literatura, deixa de conferir uma reflexão mais consistente sobre as especificidades que cercam a leitura do texto literário e o que pode ser desenvolvido na prática para a formação de leitores e leitoras de literatura. Mobilizamos estudos que tematizam a formação do leitor, o ensino de literatura e a semiótica greimasiana considerando categorias da sociossemiótica. Ao final, analisa-se um conto de Guimarães Rosa, considerando possibilidades de mediação para o ensino de leitura literária.

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Biografia do Autor

Érica de Cássia Maia Ferreira Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura – PPGL/UFT com bolsa CAPES. Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UFT. Membro do Grupo de Estudos do Sentido – GESTO/UFT.

Naiane Vieira dos Reis, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Norte do Tocantins –UFNT. Atua no corpo editorial do periódico Entreletras, do campus de Araguaína, da UNFT. Atua como formadora de professores das redes municipais e estaduais de educação básica. É professora substituta de Português do Instito Federal do Maranhão - campus Monte Castelo. Atualmente, faz estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Norte do Tocantins.

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Publicado

2021-12-09

Como Citar

FERREIRA RODRIGUES, Érica de C. M.; REIS, N. V. dos. A Leitura do Texto Literário em Sala de Aula e o Conto "A Menina de Lá". Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 98–111, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n2p98. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/43217. Acesso em: 1 maio. 2024.