Do nosso cotidiano ou do cotidiano da gente? Um estudo da alternância nós/a gente no português do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2009v12n1p279Palavras-chave:
Variação linguística, Português falado no Maranhão, Sistema pronominal.Resumo
Abordam-se questões concernentes à variação linguística, objetivando examinar como está se dando a alternância da forma do pronome pessoal de primeira pessoa do plural - nós - e a forma, originalmente, do substantivo coletivo - a gente -, com base em dados do português falado no Maranhão. Investiga-se tanto o encaixamento da forma a gente no subsistema dos pronomes pessoais - quer seja na função de sujeito, quer seja na função de complemento ou de adjunto, pressionando as formas nós, nos e conosco - como no subsistema dos possessivos, em competição com nosso/nossa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Conceição de Maria de Araujo Ramos, José de Ribamar Mendes Bezerra, Maria de Fátima Sopas Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










