Práticas leitoras de alunos do segundo ciclo do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n2p67Palavras-chave:
Leitura, Ensino fundamental, Quarta série.Resumo
O presente trabalho trata da análise de questionários de leitura aplicados a 202 alunos da série final de segundo ciclo do ensino fundamental (quarta série) pertencentes a nove escolas localizadas no município de Irati-PR, sendo duas na área central da cidade, três em bairros próximos e quatro na zona rural. O objetivo geral foi diagnosticar a qualidade de leitura desses alunos atendidos pelas redes pública e particular do município. Os resultados demonstram o predomínio nas escolas da concepção de leitura como extração de significados do texto. Assim, os alunos tendem a renunciar às palavras próprias, adquiridas em suas experiências histórico-sócio-culturais, valorizando apenas o que o texto lhes apresenta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.