As Mensagens Implícitas do Texto e o Delineamento Conceitual do Contrassentido

Autores

  • Roberta Maria Garcia Blasque Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Esther Gomes de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n2p114

Palavras-chave:

Semântica Argumentativa, Gênero publicitário, Contrassentido.

Resumo

Neste estudo, cuja fundamentação teórica é a Semântica Argumentativa, pesquisamos os conteúdos implícitos propostos por Oswald Ducrot, os pressupostos e os subentendidos, pois os sentidos e os contrassentidos configuram-se nos ditos e não ditos dos enunciados. Discutimos os conceitos e a atuação dos pressupostos e dos subentendidos, mencionando autores que, também, fundamentam-se nas contribuições de Ducrot. Consideramos a pressuposição um mecanismo inscrito na própria língua, e os movimentos implícitos decorrentes agem, consequentemente, como fortes elementos argumentativos. Esse estudo intermediou um contato com as mensagens implícitas do texto, contribuindo para a ancoragem do contrassentido à Semântica Argumentativa e, consequentemente, seu delineamento conceitual, como um conteúdo não linear à extensão do texto, cujo exame demonstra, de modo velado, uma ideia diferente do sentido anteriormente atrelado ao enunciado. Ilustramos os movimentos dos sentidos e dos contrassentidos por meio de peças publicitárias que divulgam cosméticos rejuvenescedores, a fim de mostrar posturas diferentes – ocultar a idade (propaganda) e aceitar a idade (Gerontologia) – que proporcionam uma base sólida ao surgimento do contrassentido como fenômeno semântico. Constatamos a complementaridade entre sentidos e contrassentidos, os quais funcionam como estratégia argumentativa implícita e transmitem efeitos de sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Maria Garcia Blasque, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorado  em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-doutoranda na UEL. 

Esther Gomes de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Referências

ANSCOMBRE, J.-C.; DUCROT, O. L’argumentation dans la langue. Langages, 10e a., n. 42, p. 5- 27, 1976. Disponível em: http://bit.ly/3qyKfBf.

AMOSSY, R. A argumentação no discurso. Trad. de Angela M. S. Corrêa et al. São Paulo: Contexto, 2018.

BARBISAN, L. B. Semântica argumentativa. In: FERRAREZI JUNIOR, C.; BASSO, R. (org.). Semântica, semânticas: uma introdução. São Paulo: Contexto, 2013. p. 20-30.

CABRAL, A. L. T. A força das palavras: dizer e argumentar. São Paulo: Contexto, 2011.

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. Tradução Fabiana Komesu (coord.). São Paulo: Contexto, 2004.

CONTANI, M. L.; OLIVEIRA, E. G. de. Sentidos e contrassentidos nas organizações. In: MARCHIORI, M. (org.). Linguagem e discurso. São Caetano do Sul: Difusão; Rio de Janeiro: Senac
Rio de Janeiro, 2014. p. 109-120.

DUCROT, O. Princípios de semântica lingüística: dizer e não dizer. Tradução Carlos Vogt e Rodolfo Ilari. São Paulo: Cultrix, 1977.

DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987. (Revisão técnica da tradução de Eduardo Guimarães).

FERRAREZI JUNIOR, C. Semântica para a educação básica. São Paulo: Parábola, 2008.

FIORIN, J. L. O desafio é ler as entrelinhas: cresce na vida contemporânea o uso argumentativo de inferências, pressupostos e subentendidos. Revista Língua, p. 22-25, jan. 2014.

GUIMARÃES, E. Figuras de retórica e argumentação. In: MOSCA, L. do L. S. (org.). Retóricas de ontem e de hoje. São Paulo: EDUSP, 1997. p. 145-160.

GUIMARÃES, E. Texto, discurso e ensino. São Paulo: Contexto, 2009.

ILARI, R. Introdução à semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2001.

KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 1984.

MAINGUENEAU, D. Pragmática para o discurso literário. Tradução Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. Tradução Cecília P. de Souza-e-Silva e Décio Rocha. São Paulo: Cortez, 2001.

OLÉRON, P. L’argumentation. 4. ed. Paris: Presses Universitaires de France, 1996.

OLIVEIRA, E. G. de. Operadores argumentativos e marcadores discursivos na língua falada. 1999. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

OLIVEIRA, E. G. de. Argumentação: da Idade Média ao século XX. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 7, n. 2, p. 109-131, dez. 2004. Disponível em: http://bit.ly/3aAro3g.

Publicado

2021-03-18

Como Citar

GARCIA BLASQUE, Roberta Maria; OLIVEIRA, Esther Gomes de. As Mensagens Implícitas do Texto e o Delineamento Conceitual do Contrassentido. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 114–129, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2020v23n2p114. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41731. Acesso em: 5 nov. 2024.