Os Dias Secretos de Orson Welles: variação textual e mudança de endereçamento
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n2p56Palavras-chave:
Crítica Genética, Dramaturgia, Criação textualResumo
A construção textual é um movimento dinâmico de prospecções e retrospecções, em que o escritor materializa suas ideias num contínuo de escolhas e intenções variáveis a partir da releitura da própria escrita. Notas pré-redacionais e rascunhos são documentos memoriais do fazer artístico em busca da singularidade da obra por meio de um estilo de gênese, um ritmo individual que dá forma à escritura. Neste trabalho nos valemos de conceitos da Estilística somados aos fundamentos da Crítica Genética para analisar a cena de abertura da peça Eterno, de Doc Comparato, a partir de um conjunto de documentos de processo. Observamos a variação textual, desde as primeiras notas até a publicação, além da metamorfose para o roteiro cinematográfico intitulado Os dias secretos de Orson Welles no Brasil. Selecionamos sete manuscritos (de um total de duzentos), e organizamos o prototexto da cena do ovo selvagem. Identificamos registros da elaboração do estilo da obra, que podem ser visualizados nos atos de rejeitar e selecionar recursos de linguagem, além de práticas no desenvolvimento da escrita que se repetem em outros trabalhos do autor e podem indicar a marca individual de Comparato.
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