Os Dias Secretos de Orson Welles: variação textual e mudança de endereçamento
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n2p56Keywords:
Crítica Genética, Dramaturgia, Criação textualAbstract
A construção textual é um movimento dinâmico de prospecções e retrospecções, em que o escritor materializa suas ideias num contínuo de escolhas e intenções variáveis a partir da releitura da própria escrita. Notas pré-redacionais e rascunhos são documentos memoriais do fazer artístico em busca da singularidade da obra por meio de um estilo de gênese, um ritmo individual que dá forma à escritura. Neste trabalho nos valemos de conceitos da Estilística somados aos fundamentos da Crítica Genética para analisar a cena de abertura da peça Eterno, de Doc Comparato, a partir de um conjunto de documentos de processo. Observamos a variação textual, desde as primeiras notas até a publicação, além da metamorfose para o roteiro cinematográfico intitulado Os dias secretos de Orson Welles no Brasil. Selecionamos sete manuscritos (de um total de duzentos), e organizamos o prototexto da cena do ovo selvagem. Identificamos registros da elaboração do estilo da obra, que podem ser visualizados nos atos de rejeitar e selecionar recursos de linguagem, além de práticas no desenvolvimento da escrita que se repetem em outros trabalhos do autor e podem indicar a marca individual de Comparato.
Downloads
References
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
COMPARATO, D. Eterno. Rio de Janeiro: Simplíssimo Livros, 2013. Edição digital.
COMPARATO, D. Jamais. Rio de Janeiro: Simplíssimo Livros, 2013. Edição digital.
COMPARATO, D. Sempre. Rio de Janeiro: Simplíssimo Livros, 2013. Edição digital.
COMPARATO, D. Da criação ao roteiro. 11. ed. São Paulo: Summus, 2018.
COMPARATO, D. Conversa. [Entrevista concedida a] Edina Regina Pugas Panichi e Livia Sprizão de Oliveira. Cascais, Portugal, 28 nov. 2019.
FERRER, D. La toque de Clementis: rétroaction et rémanence dans les processus génétiques. Genesis: Manuscrits-Recherche-Invention, Paris, n. 6, p. 93-106, 1994. Disponível em: http://bit.ly/3jWfNP7. Acesso em: 20 abr. 2020.
GRÉSILLON, A. Nos limites da gênese: da escritura do texto de teatro à encenação. USP Estudos Avançados, São Paulo, v. 9, n. 23, p. 269-285, 1995.
GUILBERT, L. La créativité lexicale. Paris: Librairie Larousse, 1975.
MONTEIRO, J. L. A estilística. São Paulo: Ática, 1991.
OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. 23. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
PIERROT, A. H. Le style en movement, littérature et art. Paris: Belin, 2005.
REYNAUD, M. J. Metamorfoses da escrita: Húmus de Raul Brandão. Porto: Campo das Letras, 2000.
SALLES, C. A. Redes da criação: construção da obra de arte. 2. ed. Vinhedo, SP: Horizonte, 2006.
WILLEMART, P. Os processos de criação na escritura na arte e na psicanálise. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This journal reserves the right to make, in the originals, normative, orthographic and grammatical modifications in order to maintain the standard language and the credibility of the publication. It will respect, however, the authors’ style of writing. Modifications, corrections and suggestions of conceptual order will be forwarded to the authors, if necessary. In these cases, the papers, once appropriate, should be submitted to a new appreciation. The final examinations will not be forwarded to the authors. Works published become property of Signum, being its total or partial reprint subject to an explicit authorization of the journal. In all subsequent quotes the original source of publication should be mentioned, in case, in Photographic Discourse. Opinions emitted by the authors are their exclusive responsibility.