Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n1p115

Palavras-chave:

Letramento acadêmico, Gêneros textuais, Plano de aula, Etnografia da escrita

Resumo

Este estudo apresenta uma experiência pedagógica voltada para o ensino da leitura/escrita do gênero ‘plano de aula’ no âmbito da formação docente – Curso de Letras. O trabalho se fundamenta nas contribuições dos estudos de letramento acadêmico (CARLINO, 2003; HYLAND, 2004; LEA; STREET, 2006; MARINHO, 2010; 2011), nas abordagens de gêneros textuais filiadas à nova retórica (BAZERMAN, 2005; BERKENKOTTER; HUCKIN, 1995; SWALES, 1998) e nas contribuições dos estudos sobre formação docente a partir de uma perspectiva crítica (GIROUX, 1997; BORGES, 2002). A pesquisa é qualitativa de natureza etnográfica crítica (THOMAS, 1993). A análise apoia-se em dados gerados em questionários aplicados junto a graduandos e em seminários desenvolvidos na disciplina Linguística IV (Letras/UFRN) sob a perspectiva da etnografia da escrita (DEVITT; REIFF; BAWARSHI, 2004). O estudo aponta para os desafios e as possibilidades de se promover a apropriação e o domínio de gêneros acadêmico-profissionais, com destaque para a relevância da abordagem etnográfica.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Maria do Socorro Oliveira é professora titular das áreas de Linguística e Linguística Aplicada no Departamento de Letras da UFRN. Líder do grupo de pesquisa 'Letramento e Etnografia' na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolve pesquisas nas áreas de letramentos, formação docente e gênero textual.

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Publicado

2021-10-08

Como Citar

OLIVEIRA, Maria do Socorro. Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 115–129, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n1p115. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41705. Acesso em: 25 dez. 2024.