Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n1p115Keywords:
Letramento acadêmico, Gêneros textuais, Plano de aula, Etnografia da escritaAbstract
Este estudo apresenta uma experiência pedagógica voltada para o ensino da leitura/escrita do gênero ‘plano de aula’ no âmbito da formação docente – Curso de Letras. O trabalho se fundamenta nas contribuições dos estudos de letramento acadêmico (CARLINO, 2003; HYLAND, 2004; LEA; STREET, 2006; MARINHO, 2010; 2011), nas abordagens de gêneros textuais filiadas à nova retórica (BAZERMAN, 2005; BERKENKOTTER; HUCKIN, 1995; SWALES, 1998) e nas contribuições dos estudos sobre formação docente a partir de uma perspectiva crítica (GIROUX, 1997; BORGES, 2002). A pesquisa é qualitativa de natureza etnográfica crítica (THOMAS, 1993). A análise apoia-se em dados gerados em questionários aplicados junto a graduandos e em seminários desenvolvidos na disciplina Linguística IV (Letras/UFRN) sob a perspectiva da etnografia da escrita (DEVITT; REIFF; BAWARSHI, 2004). O estudo aponta para os desafios e as possibilidades de se promover a apropriação e o domínio de gêneros acadêmico-profissionais, com destaque para a relevância da abordagem etnográfica.Downloads
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References
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Published
2021-10-08
How to Cite
OLIVEIRA, Maria do Socorro. Letramento Acadêmico e Formação do Professor: leitura-escrita do gênero textual plano de aula. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 115–129, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n1p115. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41705. Acesso em: 26 dec. 2024.
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