Metodologias Ativas para o Ensino de Gramática: a roleta das relações sociais de "nós” e “a gente”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n1p54

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Gramática e variação, Primeira pessoa do plural.

Resumo

Neste artigo, expomos a relevância das metodologias ativas para o ensino de gramática, por meio da aplicação do jogo “Roleta das relações sociais do ‘nós’ e ‘a gente’” em uma turma do 9º ano do colégio Jacintho de Figueiredo (Aracaju/SE), a fim de contribuir para o ensino produtivo dos padrões de uso dos pronomes de primeira pessoa do plural. Partimos do pressuposto de que o aluno deve ser o protagonista do processo de aprendizagem, considerando suas experiências pessoais. Os resultados da aplicação mostraram quatro padrões de uso para a concordância verbal em posição de sujeito com as formas “nós” e “a gente”, o que evidencia a importância de um modelo de ensino de língua sensível às variedades sociolinguísticas dos alunos frente à variedade canônica da língua. O jogo mostrou-se como uma alternativa plausível para o que propusemos, pois, por meio dele, toda a turma pôde ressignificar usos linguísticos, seus condicionamentos e impactos na vida social.

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Biografia do Autor

Gabriele Critine Carvalho, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG)

Mestre (2008) e Doutora (2015) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do grupo de estudos ENUNCIAR. Docente de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). 

Bruno Felipe Marques Pinheiro, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Sergipe (2019-em andamento) e graduado (2018) em Letras Português pela mesma instituição. Pós-graduando em Docência com ênfase na educação básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais (2019-andamento). Membro do Grupo de Estudos Linguagem, Interação e Sociedade (GELINS). 

Paloma Batista Cardoso, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe (2018), mestranda em estudos linguísticos pela mesma instituição (2019 – em andamento ) e pós-graduanda em docência com ênfase em educação básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais (2019 – em andamento).

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

CARVALHO, G. C.; MARQUES PINHEIRO, B. F.; BATISTA CARDOSO, P. Metodologias Ativas para o Ensino de Gramática: a roleta das relações sociais de "nós” e “a gente”. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 54–79, 2020. DOI: 10.5433/2237-4876.2020v23n1p54. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40933. Acesso em: 30 abr. 2024.