Um modelo de atribuição de importância e sua contribuição para a avaliação e instrução de ideias principais

Autores

  • Ana Cecília da Gama Torres Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2004v7n2p225

Palavras-chave:

Compreensão em leitura em língua estrangeira (inglês), Ensino e avaliação de idéias principais, Modelo de atribuição de importância à informação.

Resumo

 

Este artigo apresenta os problemas envolvidos no ensino e na avaliação da compreensão de idéias principais em leitura em língua estrangeira (inglês): arrolamos os pontos que provocam falta de consenso na definição do termo idéias principais; apontamos a dificuldade de se estabelecer critérios para a identificação e avaliação dessas idéias; apontamos uma lacuna entre o ensino e a pesquisa na área de compreensão em leitura em língua estrangeira. Argumentamos que modelos de atribuição de importância à informação que já se encontram corroboradas por resultados experimentais podem contribuir para o preenchimento dessa lacuna. No entanto, concluímos que, devido à complexidade envolvida na compreensão de idéias principais, há uma necessidade de se conduzir novas pesquisas experimentais e de cunho etnográfico. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cecília da Gama Torres, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003).

Downloads

Publicado

2004-12-15

Como Citar

TORRES, Ana Cecília da Gama. Um modelo de atribuição de importância e sua contribuição para a avaliação e instrução de ideias principais. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 225–240, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2004v7n2p225. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3991. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos