Um modelo de atribuição de importância e sua contribuição para a avaliação e instrução de ideias principais

Autores

  • Ana Cecília da Gama Torres Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2004v7n2p225

Palavras-chave:

Compreensão em leitura em língua estrangeira (inglês), Ensino e avaliação de idéias principais, Modelo de atribuição de importância à informação.

Resumo

 

Este artigo apresenta os problemas envolvidos no ensino e na avaliação da compreensão de idéias principais em leitura em língua estrangeira (inglês): arrolamos os pontos que provocam falta de consenso na definição do termo idéias principais; apontamos a dificuldade de se estabelecer critérios para a identificação e avaliação dessas idéias; apontamos uma lacuna entre o ensino e a pesquisa na área de compreensão em leitura em língua estrangeira. Argumentamos que modelos de atribuição de importância à informação que já se encontram corroboradas por resultados experimentais podem contribuir para o preenchimento dessa lacuna. No entanto, concluímos que, devido à complexidade envolvida na compreensão de idéias principais, há uma necessidade de se conduzir novas pesquisas experimentais e de cunho etnográfico. 

 

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Biografia do Autor

Ana Cecília da Gama Torres, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003).

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Publicado

2004-12-15

Como Citar

TORRES, Ana Cecília da Gama. Um modelo de atribuição de importância e sua contribuição para a avaliação e instrução de ideias principais. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 225–240, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2004v7n2p225. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3991. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos