Determinação da Taxa de Relaxação de Vocábulos em um Processo de Relaxação Exponencial nas Línguas Indígenas da Família Pano
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2004v7n2p205Palavras-chave:
Lingüística Histórica, Léxico-Estatística, Línguas Indígenas, Línguas Pano.Resumo
No presente artigo, apresentamos um estudo da evolução do vocabulário de línguas indígenas da família Pano. Para tanto, adotamos um modelo de relaxação exponencial com taxas de relaxação diferentes para cada um dos significados de palavras comparadas entre pares (aleatórios) de línguas dessa família, ou seja, calculamos a contribuição individual de cada significado na estimativa do tempo de separação das línguas. Na oportunidade, discutimos também a conexão deste procedimento com o método glotocronológico de Swadesh (1950).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.