PAC: Um programa para a formação crítica de educadores

Autores

  • Fernanda Coelho Liberali Universidade Católica de São Paulo
  • Angela Cavenaghi Lessa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Sueli Salles Fidalgo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Cecília Magalhães Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n1p187

Palavras-chave:

Agência, Cidadania crítica, Linguagem, Formação.

Resumo

Descrevendo e discutindo um programa de formação de professores, este artigo objetiva demonstrar aspectos metodológicos - pesquisa crítica de colaboração (Magalhães, 2005) - e teóricos (Freire, 1996, Vygotsky, 1930 e 1934; Bakhtin/Volochinov, 1929; Gentili, 2001; Giroux, 1997) que embasam uma atividade teórico-prática inserida na Lingüística Aplicada.

Biografia do Autor

Fernanda Coelho Liberali, Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Angela Cavenaghi Lessa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Língua e Literaturas Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), com estágio na Universidade de Liverpool e pós-doutorado em Estudos Lingüísticos no IEL, UNICAMP. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sueli Salles Fidalgo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui Licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal Fluminense (1990), especialização em Tradução pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002 e 2006). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC.

Maria Cecília Magalhães, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras Germânicas (Português, Inglês e Alemão) pela Universidade de São Paulo (1970), Licenciatura em Português e Inglês pela Universidade de São Paulo (1971), Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980) e Doutorado pelo College of Education - Virginia Polytechnic Institute and State University (1990) em Currículo e Instrução com foco na leitura e em formação contínua de professores. Defendeu tese de DO com um trabalho colaborativo com uma professora de um grupo de reforço em leitura, em uma escola americana. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Departamento de Lingüística e PPG em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.

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Publicado

2007-07-15

Como Citar

LIBERALI, Fernanda Coelho; LESSA, Angela Cavenaghi; FIDALGO, Sueli Salles; MAGALHÃES, Maria Cecília. PAC: Um programa para a formação crítica de educadores. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 187–200, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n1p187. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3980. Acesso em: 3 jul. 2024.