PAC: Um programa para a formação crítica de educadores

Autores

  • Fernanda Coelho Liberali Universidade Católica de São Paulo
  • Angela Cavenaghi Lessa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Sueli Salles Fidalgo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Cecília Magalhães Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n1p187

Palavras-chave:

Agência, Cidadania crítica, Linguagem, Formação.

Resumo

Descrevendo e discutindo um programa de formação de professores, este artigo objetiva demonstrar aspectos metodológicos - pesquisa crítica de colaboração (Magalhães, 2005) - e teóricos (Freire, 1996, Vygotsky, 1930 e 1934; Bakhtin/Volochinov, 1929; Gentili, 2001; Giroux, 1997) que embasam uma atividade teórico-prática inserida na Lingüística Aplicada.

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Biografia do Autor

Fernanda Coelho Liberali, Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Atualmente é assistente doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Angela Cavenaghi Lessa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Língua e Literaturas Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1975), mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), com estágio na Universidade de Liverpool e pós-doutorado em Estudos Lingüísticos no IEL, UNICAMP. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Sueli Salles Fidalgo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui Licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal Fluminense (1990), especialização em Tradução pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002 e 2006). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC.

Maria Cecília Magalhães, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Letras Germânicas (Português, Inglês e Alemão) pela Universidade de São Paulo (1970), Licenciatura em Português e Inglês pela Universidade de São Paulo (1971), Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1980) e Doutorado pelo College of Education - Virginia Polytechnic Institute and State University (1990) em Currículo e Instrução com foco na leitura e em formação contínua de professores. Defendeu tese de DO com um trabalho colaborativo com uma professora de um grupo de reforço em leitura, em uma escola americana. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Departamento de Lingüística e PPG em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.

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Publicado

2007-07-15

Como Citar

LIBERALI, Fernanda Coelho; LESSA, Angela Cavenaghi; FIDALGO, Sueli Salles; MAGALHÃES, Maria Cecília. PAC: Um programa para a formação crítica de educadores. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 187–200, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n1p187. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3980. Acesso em: 14 nov. 2024.