Re/estruturações no processo de formação profissional de professores iniciantes de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n1p127Palavras-chave:
Formação de professores, Língua Inglesa, Re/ estruturações.Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa na área de formação de professores de Língua Inglesa, que visa a acompanhar a trajetória profissional dos professores em início de carreira, egressos do ano de 2002 de um curso de Licenciatura em Letras de uma instituição pública do interior do Estado de São Paulo. Tendo como referenciais teóricos os estudos de Sikes (1985), Silva e Margonari, (2003/2004 e 2005), Travaglia (1991) e Orlandi (1983), na investigação desenvolvida cruzamos a análise de trechos de relatórios e questionários de alunos egressos da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I e II com dados desses alunos já em serviço. Os resultados demonstram que a sensação de insegurança e ansiedade quanto à futura atuação profissional, vivenciada durante o curso, ainda se manifesta no início da carreira docente e que, além de ser, muitas vezes, superada, varia de acordo com o perfil do aluno-professor que, numa fase de exploração de possibilidades profissionais, estrutura e reestrutura as diversas opções que a vida lhe oferece.
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