Re/estruturações no processo de formação profissional de professores iniciantes de língua inglesa

Autores

  • Ademar da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Denise Maria Margonari Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n1p127

Palavras-chave:

Formação de professores, Língua Inglesa, Re/ estruturações.

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa na área de formação de professores de Língua Inglesa, que visa a acompanhar a trajetória profissional dos professores em início de carreira, egressos do ano de 2002 de um curso de Licenciatura em Letras de uma instituição pública do interior do Estado de São Paulo. Tendo como referenciais teóricos os estudos de Sikes (1985), Silva e Margonari, (2003/2004 e 2005), Travaglia (1991) e Orlandi (1983), na investigação desenvolvida cruzamos a análise de trechos de relatórios e questionários de alunos egressos da disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Inglesa I e II com dados desses alunos já em serviço. Os resultados demonstram que a sensação de insegurança e ansiedade quanto à futura atuação profissional, vivenciada durante o curso, ainda se manifesta no início da carreira docente e que, além de ser, muitas vezes, superada, varia de acordo com o perfil do aluno-professor que, numa fase de exploração de possibilidades profissionais, estrutura e reestrutura as diversas opções que a vida lhe oferece.

Biografia do Autor

Ademar da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (1971), mestrado e doutorado em Lingüística pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (1989 e 1996). É professor aposentado da UNESP - FCLar e, atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Lingüística e Lingüística Aplicada, com ênfase em Língüística Textual (adjetivo e verbo) e Aquisição da Escrita.

Denise Maria Margonari, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Letras (1997), habilitações Inglês/Português, pela UNESP/Araraquara. É mestre (2001) e doutora (2006) em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara, onde desenvolveu dissertação e tese sobre o humor e a criatividade no processo de ensino-aprendizagem e de formação de professores de Língua Inglesa, destacando a importância do caráter lúdico e criativo da educação.

Downloads

Publicado

2007-07-15

Como Citar

SILVA, Ademar da; MARGONARI, Denise Maria. Re/estruturações no processo de formação profissional de professores iniciantes de língua inglesa. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 127–142, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n1p127. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3972. Acesso em: 30 jun. 2024.