Colaboração e confiança na formação do professor de língua estrangeira

Autores

  • Andréa Machado de Almeida Mattos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n1p11

Palavras-chave:

Formação de Professores, Colaboração, Confiança, Zona de desenvolvimento proximal (ZPD).

Resumo

Este trabalho relata um estudo de caso que teve por objetivo principal fomentar o desenvolvimento da professora participante através da auto-observação e da reflexão em colaboração com a pesquisadora. A natureza colaborativa e não-diretiva da metodologia usada para a coleta de dados levou à resultados altamente interpretativos. Estes resultados levam a conclusão de que a participante mostrou sinais de conscientização relacionados a vários aspectos de seu próprio desempenho pedagógico e a metodologia usada provou ser apropriada como ferramenta para desenvolvimento da reflexão do professor. Através de uma abordagem não-diretiva (Freeman, 1990), a pesquisadora assumiu o papel de um participante colaborativo. Essa abordagem, baseada numa relação de confiança, foi - conforme se sugere - exatamente o que deu à professora participante a segurança necessária para refletir sobre sua própria atuação na sala de aula e perceber seus próprios problemas e dificuldades. Ao desempenhar o papel de um parceiro mais capacitado (Vygotsky, apud Lantolf & Appel, 1994) e, portanto, atuando na Zona de Desenvolvimento Proximal (ibid), a pesquisadora forneceu as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da participante.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andréa Machado de Almeida Mattos, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987) e mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Minas Gerais, com doutorado em andamento pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2007-07-15

Como Citar

MATTOS, A. M. de A. Colaboração e confiança na formação do professor de língua estrangeira. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 11–32, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n1p11. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3966. Acesso em: 2 maio. 2024.