Colaboração e confiança na formação do professor de língua estrangeira

Autores/as

  • Andréa Machado de Almeida Mattos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2007v10n1p11

Palabras clave:

Formação de Professores, Colaboração, Confiança, Zona de desenvolvimento proximal (ZPD).

Resumen

Este trabalho relata um estudo de caso que teve por objetivo principal fomentar o desenvolvimento da professora participante através da auto-observação e da reflexão em colaboração com a pesquisadora. A natureza colaborativa e não-diretiva da metodologia usada para a coleta de dados levou à resultados altamente interpretativos. Estes resultados levam a conclusão de que a participante mostrou sinais de conscientização relacionados a vários aspectos de seu próprio desempenho pedagógico e a metodologia usada provou ser apropriada como ferramenta para desenvolvimento da reflexão do professor. Através de uma abordagem não-diretiva (Freeman, 1990), a pesquisadora assumiu o papel de um participante colaborativo. Essa abordagem, baseada numa relação de confiança, foi - conforme se sugere - exatamente o que deu à professora participante a segurança necessária para refletir sobre sua própria atuação na sala de aula e perceber seus próprios problemas e dificuldades. Ao desempenhar o papel de um parceiro mais capacitado (Vygotsky, apud Lantolf & Appel, 1994) e, portanto, atuando na Zona de Desenvolvimento Proximal (ibid), a pesquisadora forneceu as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da participante.

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Biografía del autor/a

Andréa Machado de Almeida Mattos, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Letras Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987) e mestrado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Minas Gerais, com doutorado em andamento pela Universidade de São Paulo.

Publicado

2007-07-15

Cómo citar

MATTOS, A. M. de A. Colaboração e confiança na formação do professor de língua estrangeira. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 11–32, 2007. DOI: 10.5433/2237-4876.2007v10n1p11. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3966. Acesso em: 17 may. 2024.