A percepção das construções com o auxiliar Do nas orações interrogativas em inglês por aprendizes iniciantes: um estudo na abordagem da lingüística cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2006v9n2p123Palavras-chave:
Saliência, esquemas lingüísticos, noticing (percepção consciente)Resumo
Esta investigação é uma tentativa piloto de se mostrar a possível eficácia, no contexto da instrução formal da aprendizagem de inglês, 1 da manipulação de blocos de plástico coloridos – rods – para se construir orações com o verbo auxiliar do na forma interrogativa dos tempos presente e passado simples. As atividades de hands-on com os rods permite que os auxiliares do, does e did tenham sua existência materializada, sendo efetiva e conscientemente percebidos pelos aprendizes, o que possibilitaria sua reutilização futura. Serão analisados alguns exemplos de diferentes momentos da produção escrita de um grupo de pré-adolescentes, que mostram etapas iniciais da aprendizagem de orações no modo interrogativo com doconstructions contrastadas com orações com o verbo modal can, bem como uma combinação destes com os pronomes interrogativos wh-. É também uma tentativa de situar esta instância da prática pedagógica dentro do paradigma da Lingüística Cognitiva, onde a aprendizagem de uma língua é vista como a construção significativa e colaborativa do conhecimento, ocasião em que o aprendiz deve aprender a manipular os símbolos lingüísticos e organizá-los em esquemas. Pretende-se também mostrar que os postulados deste arcabouço teórico poderão ser usados dentro da abordagem comunicativa do ensino de LE, auxiliando os aprendizes a construir e gradualmente entrincheirar os novos esquemas lingüísticos em sua Interlíngua.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.