A percepção das construções com o auxiliar Do nas orações interrogativas em inglês por aprendizes iniciantes: um estudo na abordagem da lingüística cognitiva
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2006v9n2p123Palavras-chave:
Saliência, esquemas lingüísticos, noticing (percepção consciente)Resumo
Esta investigação é uma tentativa piloto de se mostrar a possível eficácia, no contexto da instrução formal da aprendizagem de inglês, 1 da manipulação de blocos de plástico coloridos - rods - para se construir orações com o verbo auxiliar do na forma interrogativa dos tempos presente e passado simples. As atividades de hands-on com os rods permite que os auxiliares do, does e did tenham sua existência materializada, sendo efetiva e conscientemente percebidos pelos aprendizes, o que possibilitaria sua reutilização futura. Serão analisados alguns exemplos de diferentes momentos da produção escrita de um grupo de pré-adolescentes, que mostram etapas iniciais da aprendizagem de orações no modo interrogativo com doconstructions contrastadas com orações com o verbo modal can, bem como uma combinação destes com os pronomes interrogativos wh-. É também uma tentativa de situar esta instância da prática pedagógica dentro do paradigma da Lingüística Cognitiva, onde a aprendizagem de uma língua é vista como a construção significativa e colaborativa do conhecimento, ocasião em que o aprendiz deve aprender a manipular os símbolos lingüísticos e organizá-los em esquemas. Pretende-se também mostrar que os postulados deste arcabouço teórico poderão ser usados dentro da abordagem comunicativa do ensino de LE, auxiliando os aprendizes a construir e gradualmente entrincheirar os novos esquemas lingüísticos em sua Interlíngua.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Lúcia Surerus Pitanguy Marques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










