A percepção das construções com o auxiliar Do nas orações interrogativas em inglês por aprendizes iniciantes: um estudo na abordagem da lingüística cognitiva

Autores

  • Ana Lúcia Surerus Pitanguy Marques Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2006v9n2p123

Palavras-chave:

Saliência, esquemas lingüísticos, noticing (percepção consciente)

Resumo

Esta investigação é uma tentativa piloto de se mostrar a possível eficácia, no contexto da instrução formal da aprendizagem de inglês, 1 da manipulação de blocos de plástico coloridos – rods – para se construir orações com o verbo auxiliar do na forma interrogativa dos tempos presente e passado simples. As atividades de hands-on com os rods permite que os auxiliares do, does e did tenham sua existência materializada, sendo efetiva e conscientemente percebidos pelos aprendizes, o que possibilitaria sua reutilização futura. Serão analisados alguns exemplos de diferentes momentos da produção escrita de um grupo de pré-adolescentes, que mostram etapas iniciais da aprendizagem de orações no modo interrogativo com doconstructions contrastadas com orações com o verbo modal can, bem como uma combinação destes com os pronomes interrogativos wh-. É também uma tentativa de situar esta instância da prática pedagógica dentro do paradigma da Lingüística Cognitiva, onde a aprendizagem de uma língua é vista como a construção significativa e colaborativa do conhecimento, ocasião em que o aprendiz deve aprender a manipular os símbolos lingüísticos e organizá-los em esquemas. Pretende-se também mostrar que os postulados deste arcabouço teórico poderão ser usados dentro da abordagem comunicativa do ensino de LE, auxiliando os aprendizes a construir e gradualmente entrincheirar os novos esquemas lingüísticos em sua Interlíngua.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Surerus Pitanguy Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Curso de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é aluna de pós-graduação da Faculdade de Letras, professora e formadora de professores - Cultura Inglesa - Belo Horizonte. Tem experiência e especialização na área de Ensino e Aprendizagem de Inglês, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção e aquisição de língua estrangeira, Foco na Forma, process writing, extensive reading.

Downloads

Publicado

2006-12-15

Como Citar

MARQUES, Ana Lúcia Surerus Pitanguy. A percepção das construções com o auxiliar Do nas orações interrogativas em inglês por aprendizes iniciantes: um estudo na abordagem da lingüística cognitiva. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 123–150, 2006. DOI: 10.5433/2237-4876.2006v9n2p123. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3942. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos