Uma Tipologia Alternativa para a Aquisição do Nó Laríngeo e do Nó Ponto de C por Crianças Falantes do Português Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2004v7n1p79Palavras-chave:
Sonoridade, Inventários fonéticos.Resumo
A meta deste trabalho é apresentar um perfil de aquisição para os contrastes de sonoridade e de ponto de articulação no Português Brasileiro, identificado por Fronza (1999). O corpus da pesquisa é constituído de dados de 34 sujeitos com desenvolvimento fonológico normal (DFN), de 1;6 a 3;3 (divididos em 11 faixas etárias de 2 em 2 meses). Após o estabelecimento dos inventários fonéticos e sistemas de fones contrastivos de cada sujeito, verificam-se as alterações em obstruintes quanto ao uso do traço [sonoro] e dos traços de ponto de articulação ([labial], [coronal] e seu dependente [anterior], [dorsal]), ou seja, os traços dependentes do nó Laríngeo e do nó Ponto de C, respectivamente, conforme a geometria de traços de Clements & Hume (1995).
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