Digressões: estratégicas interativas na contação de histórias

Autores

  • Rosane Suely Alvares Lunardelli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2006v9n2p109

Palavras-chave:

Contação de histórias, Digressão, Língua falada, Interação verbal.

Resumo

Fundamentado em teorias que estudam o texto a partir de uma perspectiva textual-interativa, este artigo discute a presença de fragmentos digressivos na Atividade de Contação de Histórias. Com base na tipologia adotada por Andrade (1995), elaborou-se tabela com os itens mencionados e suas freqüências, que foram analisadas qualitativamente. Os resultados dessas análises vêm comprovar a hipótese inicial de que as digressões são procedimentos lingüísticos fundamentais à atividade de Contação de Histórias, já que possibilitam a contextualização dos dados e favorecem, expressivamente, o contato entre os interlocutores.

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Biografia do Autor

Rosane Suely Alvares Lunardelli, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Biblioteconomia , mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda em Estudos da Linguagem pela mesma universidade.  Professor colaboradora na Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2006-12-15

Como Citar

LUNARDELLI, Rosane Suely Alvares. Digressões: estratégicas interativas na contação de histórias. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 109–121, 2006. DOI: 10.5433/2237-4876.2006v9n2p109. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3765. Acesso em: 29 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos