O Jogo Como um Recurso para Contextualizar a Língua de Sinais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n3p117

Palavras-chave:

língua de sinais, aquisição da segunda língua, jogos didáticos

Resumo

O ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) pautou-se em sua oficialização pela Lei nº 10.436/2002, garantindo inclusão para e direito à comunicação da pessoa surda mediante a utilização da língua de sinais. Para tanto, são indispensáveis ações que promovam difusão desse conhecimento a toda sociedade, ampliando as possibilidades de interação social e educacional. Esse trabalho, objetiva conhecer como a utilização dos jogos didáticos contribuem para o processo de aprendizado da Língua Brasileira de Sinais como segunda língua. Assim, foi utilizada pesquisa bibliográfica, como aporte teórico, para posterior intervenção pedagógica por intermédio do desenvolvimento do circuito de atividades com duas turmas de um curso de Libras do Projeto de Extensão “Curso de Libras Instrumental – 2018”, ofertado em uma universidade estadual localizada no interior do Paraná. Pode-se observar que a utilização dos jogos didáticos adaptados auxilia para o processo de apropriação e compreensão desta língua espacial e visual. Almejamos que este trabalho contribua no âmbito teórico e que as análises apresentadas possam assegurar a utilização do jogo adaptado como possibilidade lúdica, contextualização e internalização de vocabulários na aquisição da Libras como segunda língua. 

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Biografia do Autor

Nerli Nonato Ribeiro Mori, Universidade Estadual de Maringá

Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá

Joicemara Severo Silveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá Educação - UEM. Tradutora/ Intérprete Português/Libras - Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Docente do curso de Letras/Libras Unioeste (EAD)

 

Aline Keryn Pin, Universidade Tecnológica do Paraná – UTFPR – TD

Mestre em Educação 2014 pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, professora do magistério superior da Universidade Tecnológica do Paraná – UTFPR – TD.

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

MORI, N. N. R.; SILVEIRA, J. S.; PIN, A. K. O Jogo Como um Recurso para Contextualizar a Língua de Sinais. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 117–131, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2020v23n3p117. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/37189. Acesso em: 1 maio. 2024.