O Jogo Como um Recurso para Contextualizar a Língua de Sinais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n3p117Palavras-chave:
língua de sinais, aquisição da segunda língua, jogos didáticosResumo
O ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) pautou-se em sua oficialização pela Lei nº 10.436/2002, garantindo inclusão para e direito à comunicação da pessoa surda mediante a utilização da língua de sinais. Para tanto, são indispensáveis ações que promovam difusão desse conhecimento a toda sociedade, ampliando as possibilidades de interação social e educacional. Esse trabalho, objetiva conhecer como a utilização dos jogos didáticos contribuem para o processo de aprendizado da Língua Brasileira de Sinais como segunda língua. Assim, foi utilizada pesquisa bibliográfica, como aporte teórico, para posterior intervenção pedagógica por intermédio do desenvolvimento do circuito de atividades com duas turmas de um curso de Libras do Projeto de Extensão “Curso de Libras Instrumental – 2018”, ofertado em uma universidade estadual localizada no interior do Paraná. Pode-se observar que a utilização dos jogos didáticos adaptados auxilia para o processo de apropriação e compreensão desta língua espacial e visual. Almejamos que este trabalho contribua no âmbito teórico e que as análises apresentadas possam assegurar a utilização do jogo adaptado como possibilidade lúdica, contextualização e internalização de vocabulários na aquisição da Libras como segunda língua.
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Referências
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