A Mesóclise em Textos Acadêmicos: Freqüência e Avaliação

Autores

  • Ana Carolina Silva Vilela Faculdade de Letras -UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n2p149

Palavras-chave:

Português Brasileiro, Pronomes, Mesóclise, Mudança Lingüística, Estigma, Sociolingüística.

Resumo

Este artigo trata do uso da mesóclise no texto acadêmico. Analisa a freqüência dessa construção no português brasileiro e discute a avaliação que os falantes fazem dela, mostrando que estamos diante de uma mudança em via de completação.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Silva Vilela, Faculdade de Letras -UFMG

É bacharel em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e mestre em Linguística Aplicada (2009) pela mesma instituição. Desenvolveu monografia sobre a construção mesoclítica, analisando sua frequência nos textos acadêmicos e a avaliação que os falantes fazem dela. O trabalho, orientado pela Profa. Dra. Jânia Ramos, foi premiado na XIII Semana de Iniciação Científica da UFMG. Atualmente, tem-se voltado para o estudo da aquisição de línguas estrangeiras, à luz do fenômeno da transferência linguística e de treinamento, e da interação de processos sintáticos e semânticos.

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Publicado

2005-12-15

Como Citar

VILELA, A. C. S. A Mesóclise em Textos Acadêmicos: Freqüência e Avaliação. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 149–163, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n2p149. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3715. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos