Ensino-Aprendizagem Gramatical: Diagnóstico de uma Pesquis(a)ção
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n2p83Palavras-chave:
Ensino de Língua Materna, Gramática, Reflexão, Pesquisa-ação.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar reflexões acerca de dados provenientes do projeto de pesquisa etnográfica em Lingüística Aplicada “Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema”, desenvolvido pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os dados são oriundos da pesquisa-ação de uma professora de Língua Portuguesa de oitava série do ensino fundamental, pertencente à rede pública estadual paranaense. A análise mostra que a professora apresenta certa dificuldade para colocar em prática os pressupostos das novas propostas pedagógicas, mas também aponta para o fato de que discutir e refletir com criticidade sobre a própria prática torna o trabalho mais produtivo, porque a tomada de consciência já é uma ação e parte do processo em direção às mudanças.
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