Ensino-Aprendizagem Gramatical: Diagnóstico de uma Pesquis(a)ção

Autores

  • Alba Maria Perfeito Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Regina Cecilio Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n2p83

Palavras-chave:

Ensino de Língua Materna, Gramática, Reflexão, Pesquisa-ação.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar reflexões acerca de dados provenientes do projeto de pesquisa etnográfica em Lingüística Aplicada “Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema”, desenvolvido pelo Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os dados são oriundos da pesquisa-ação de uma professora de Língua Portuguesa de oitava série do ensino fundamental, pertencente à rede pública estadual paranaense. A análise mostra que a professora apresenta certa dificuldade para colocar em prática os pressupostos das novas propostas pedagógicas, mas também aponta para o fato de que discutir e refletir com criticidade sobre a própria prática torna o trabalho mais produtivo, porque a tomada de consciência já é uma ação e parte do processo em direção às mudanças.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alba Maria Perfeito, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1971), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Semiótica e Lingüística Geral pela Universidade de São Paulo (1999).

Sandra Regina Cecilio, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2002), graduação em Letras Português pela Universidade Estadual de Maringá (1992), Especialização em Didática e Metodologia do Ensino pela Universidade Norte do Paraná (1997), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2009).

Downloads

Publicado

2005-12-15

Como Citar

PERFEITO, A. M.; CECILIO, S. R. Ensino-Aprendizagem Gramatical: Diagnóstico de uma Pesquis(a)ção. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 83–107, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n2p83. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3708. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos