Seleção Lexical no Processo Criativo de Doc Comparato

Autores

  • Livia Sprizão de Oliveira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA http://orcid.org/0000-0001-5599-2789
  • Edina Regina Pugas Panichi UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2019v22n1p141

Palavras-chave:

Crítica Genética, Estilística, Lexico

Resumo

Palavras lexicográficas significam coisas - materiais ou abstratas - e também são carregadas de contornos expressivos atribuídos socialmente. O emprego gramatical dos vocábulos veicula sentidos denotativos, mas também é capaz de alçar efeitos metafóricos, acionadores de emoções. O contexto em que as palavras se inserem gera um sistema de retroalimentação entre o signo e as imagens psíquicas que ele evoca. Por meio da análise de manuscritos do dramaturgo Doc Comparato, vamos observar o movimento de experimentação e seleção de palavras no processo de criação do roteiro da peça Jamais (também chamada de Calabar ou O elogio à traição). Verificaremos as alterações nos efeitos de sentido comparando os tratamentos dados ao texto, acompanhando a busca do autor pela forma gramatical que dará vida à ideia. Vamos aplicar os fundamentos da Crítica Genética, para analisar as metamorfoses no processo de escritura, e a Estilística, para  avaliar os resultados alcançados pelo autor - considerando que o texto dramatúrgico é escrito para ser encenado e, assim, deve prever o impacto sonoro das palavras e também as ações que as acompanham. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Livia Sprizão de Oliveira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Livia Sprizão de Oliveira é jornalista (UEL, 1999), com ênfase em meios audiovisuais. É especialista em Comunicação Organizacional (UEL 2012) e mestre em Estudos da Linguagem (UEL, 2017). Atualmente é aluna regular do programa de doutorado em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. Pesquisa nas áreas de Crítica Genética e Estilística.

Edina Regina Pugas Panichi, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Prof.a Edina Regina Pugas Panichi é Especialista em Língua Portuguesa (UEL), Mestre em Letras (UNESP/Assis), Doutora em Letras (1994 – UNESP/Assis), Pós-Doutora em Teoria/Crítica Literária (UFMG). Coautora dos livros Pedro Nava e a Construção do Texto (EDUEL) e Crimes contra a dignidade sexual: amemória jurídica pela ótica da estilística léxica (EDUEL). Autora do livro Processos de construção de formas na criação: o projeto poético de Pedro Nava (EDUEL).

Referências

BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um sócio-interacionismo-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003).

MARTINS, Nilce Sant’Anna. Introdução à Estilística. 4.a edição. São Paulo: Edusp, 2012.

WILLEMART, Philippe. Os processos de criação na escritura na arte e na psicanálise. São Paulo: Perspectiva, 2009.

Publicado

2019-07-04

Como Citar

OLIVEIRA, L. S. de; PANICHI, E. R. P. Seleção Lexical no Processo Criativo de Doc Comparato. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 141–158, 2019. DOI: 10.5433/2237-4876.2019v22n1p141. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/36108. Acesso em: 1 maio. 2024.