Seleção Lexical no Processo Criativo de Doc Comparato
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2019v22n1p141Palavras-chave:
Crítica Genética, Estilística, LexicoResumo
Palavras lexicográficas significam coisas - materiais ou abstratas - e também são carregadas de contornos expressivos atribuídos socialmente. O emprego gramatical dos vocábulos veicula sentidos denotativos, mas também é capaz de alçar efeitos metafóricos, acionadores de emoções. O contexto em que as palavras se inserem gera um sistema de retroalimentação entre o signo e as imagens psíquicas que ele evoca. Por meio da análise de manuscritos do dramaturgo Doc Comparato, vamos observar o movimento de experimentação e seleção de palavras no processo de criação do roteiro da peça Jamais (também chamada de Calabar ou O elogio à traição). Verificaremos as alterações nos efeitos de sentido comparando os tratamentos dados ao texto, acompanhando a busca do autor pela forma gramatical que dará vida à ideia. Vamos aplicar os fundamentos da Crítica Genética, para analisar as metamorfoses no processo de escritura, e a Estilística, para avaliar os resultados alcançados pelo autor - considerando que o texto dramatúrgico é escrito para ser encenado e, assim, deve prever o impacto sonoro das palavras e também as ações que as acompanham.
Downloads
Referências
BRONCKART, Jean Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um sócio-interacionismo-discursivo. Trad. Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2003).
MARTINS, Nilce Sant’Anna. Introdução à Estilística. 4.a edição. São Paulo: Edusp, 2012.
WILLEMART, Philippe. Os processos de criação na escritura na arte e na psicanálise. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Signum: Estudos da Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.