O ensino de Língua Portuguesa através de um projeto de letramento: o jornal escolar

Autores

  • Ana Paula Silva Lino SEED
  • Andreia Cunha Malheiros Santana UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n3p424

Palavras-chave:

Jornal escolar, Projetos de letramento, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para o ensino de língua portuguesa baseada na perspectiva do letramento. Trata-se de uma pesquisa-ação cujo objetivo específico foi a criação de um jornal escolar como estratégia para promover o ensino de língua portuguesa, a partir deste objetivo foram trabalhados os gêneros discursivos necessários à elaboração do jornal. Para tanto, este trabalho tem como base os documentos oficiais que regem a educação brasileira; os Estudos do Letramento, segundo Street (2014), Kleiman (1995, 2000, 2005, 2006a, 2010), Soares (2001). Também há a assunção da concepção sócio-histórica da linguagem baseada em Bakhtin (2003), considerando que as práticas sociais devem orientar o ensino da língua materna no contexto escolar. Como resultado, foi possível constatar que pensar no ensino a partir das práticas sociais colabora para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a produção dos gêneros do jornal (BONINI, 2014), relacionada a questões dos alunos e da comunidade, conferiu maior sentido no momento da produção.

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Biografia do Autor

Ana Paula Silva Lino, SEED

Possui graduação em Letras pela Universidade Norte do Paraná (2002). Especialização em Letras pela mesma universidade. Em 2018, concluiu o Mestrado Profissional em Letras pela UEL. Atualmente, é professora da Secretaria Estadual de Educação do Paraná e também leciona em cursos de graduação.

Andreia Cunha Malheiros Santana, UEL

Possui graduação em Letras (1998), Mestrado (2003) e Doutorado (2010) em Educação Escolar, todos pela UNESP. Em 2013, concluiu o Pós-Doc, na UFSCar, com apoio financeiro da FAPESP. Atualmente, é professora adjunta na UEL e atua diretamente na formação de professores tanto na graduação como na pós-graduação.

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Publicado

2018-03-04

Como Citar

LINO, A. P. S.; SANTANA, A. C. M. O ensino de Língua Portuguesa através de um projeto de letramento: o jornal escolar. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 424–447, 2018. DOI: 10.5433/2237-4876.2018v21n3p424. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/34797. Acesso em: 1 maio. 2024.