Análise Paradigmática e Sintagmática em Pesquisa Qualitativa com Dados de Linguagem Humana

Autores

  • Simone Reis Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n2p147

Palavras-chave:

[nome científico], Pesquisa qualitativa, Linguagem humana.

Resumo

Este artigo apresenta abordagem-método científico para análise qualitativa de dados de linguagem humana. Criado na Linguística Aplicada, este produto indutivo-dedutivo supre lacunas das conhecidas abordagens e métodos denominados Etnografia e Grounded theory. Ela possibilita responder perguntas de pesquisa e gerar teoria fundamentada nos dados, considerando sua totalidade e suas especificidades, com síntese analítica e sem reprodução, sem espelhamento e sem paráfrase de dados. Constituindo-se de duas fases principais, na primeira – a paradigmática --, examinam-se os dados verticalmente e criam-se classificações, que, ao final, são dispostas harmonicamente em hiperônimos e respectivos hipônimos sob determinada dimensão. Na segunda fase – a sintagmática – o pesquisador faz as asserções-respostas às perguntas de pesquisa, usando as classificações elaboradas na primeira fase e levando em consideração o poder epistemológico e ontológico que a linguagem exerce. Enquanto abordagem-método, esse caminho científico é calcado em intersubjetivação dialógica e por princípios éticos emancipatórios.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Simone Reis, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciências Sociais (2005) pela Radboud Universiteit Nijmegen, Holanda (título revalidado pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem, da Unicamp). Mestre em Linguística Aplicada junto à Unicamp (1998). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina

Referências

CANN, R. Sense relations. In: MAIENBORN, C.; HEUSINGER, K.; PORTNER, P. (Ed.). Semantics: an international handbook of natural language meaning. v. 1. Handbook of Linguistics and Communication Science, Mouton de Gruyter, 2011. p. 456-478.

CHIMENTÃO, L. K. Triangulação por instrumentos humanos de categorias iniciais de pesquisa doutoral. Grupo de Pesquisa Linguagem e Poder. Universidade Estadual de Londrina, 2014.

CHIMENTÃO, L. K. Entre quatro binários: um estudo sobre desenvolvimento profissional docente. 2016. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

CHRISTIANS, C. G. A ética e a política na pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. L.; LINCOLN, Y. S. (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teoria e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006 [1994]. p. 141-162.

CORADIM, J. N. Leitura Crítica e Letramento Crítico: idealizações, desejos ou (im)possibilidades. 2008. Dissertação (Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

CORADIM, J. N. Triangulação por instrumentos humanos de categorias e dimensões analíticas de pesquisa doutoral. Grupo de Pesquisa Linguagem e Poder. Universidade Estadual de Londrina, 2014.

CORADIM, J. N. Ciclos reflexivos alternativos. 2015. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

CRYSTAL, D. The Cambridge Encyclopedia of the English Language. Cambridge; New York; Melbourne: Cambridge University Press, 1995.

D’ALMAS, J. Leitura crítica: um estudo da aprendizagem do aluno-professor no contexto de educação inicial. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

D’ALMAS, J. Triangulação por instrumentos humanos de categorias iniciais de pesquisa doutoral. Grupo de Pesquisa Linguagem e Poder. Universidade Estadual de Londrina, 2014.

EGIDO, A. A. Students’ assumptions, prejudice, and discrimination in an English language class. Curitiba: Appris, 2018.

ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In: WITTROCK, M. C. (Ed.). Handbook of research on teaching. 3. ed. New York: Macmillan, 2004 [1986]. p. 119-161.

GLASER, B.; STRAUSS, A. Discovery of Grounded Theory: Strategies for qualitative research. Mill Valley, CA: Sociology Press, 1967.

LOPES, L. M. Leituras de professores de inglês em formação por meio de atividade embasada no letramento crítico. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

LYONS, J. Semântica I. Tradução de Wanda Ramos. Lisboa: Presença, 1977.

MANSOURI, A. N. H. Semantic field theory and the teaching of English vocabulary, with special reference to Iraqi Secondary Schools. 1985. Doctoral thesis (Linguistics) – University of Sheffield. Disponível em: https://bit.ly/2pRwRu7. Acesso em: 15 jul. 2017.

REIS, S. Triangulação em pesquisa qualitativa: Consistência, divergência, alternatividade e causas. In: DURÃO, A. B. A. B; ANDRADE, O. G.; REIS, S. (Org.). Reflexões sobre o ensino das línguas estrangeiras. Londrina: Moriá, 2008. p. 87-105.

REIS, S. Sentidos de letramentos em identidades de alunos professores de inglês: um estudo cognitivo discursivo. In: REIS, S.; CAMPOS, A. G.; SILVA, J. O. (Org.). Construções discursivas de identidades educacionais. Londrina: EDUEL, 2014. p. 129-154.

REIS, S.; EGIDO, A. A. Ontologia, epistemologia e ética como determinantes metodológicos em estudos da linguagem. In: REIS, S. (Org.). História, políticas e ética na área profissional da linguagem. Londrina: EDUEL, 2017. p. 227-250. Signum: Estudos da Linguagem, Londrina, v. 21, n. 2, p. 147-171, ago. 2018

REIS, S.; EGIDO, A. A.; FRANCESCON, P. K. Laboratorio de linguas: para quê e para quem? Revista de Estudos de Cultura, v. 7, p. 109-119, 2017.

RIEMER, N. Introducing Semantics. New York: Cambridge University Press, 2010. SCHWANDT, T. Three epistemological stances for qualitative inquiry: interpretitivism, hermeneutics and social constructivism. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. (Ed.). Handbook of qualitative research. 2. ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2003. p. 189-213.

SECCATO, M. G. Incidentes críticos educacionais: vozes de professores em formação sob lentes da linguística aplicada crítica. Projeto de Pesquisa Doutoral em Estudos da Linguagem. Plataforma Brasil. CAAE 64113417.0.0000.5231. Data de submissão: 13 fev. 2017. Aprovado em: 20 fev. 2017.

SENEFONTE, F. H. R. Gírias em aulas de inglês? Percepções de professores do Ensino Médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

SENEFONTE, F. H. R. Inglês informal: ensino e formação de professores. Projeto de Pesquisa Doutoral em Estudos da Linguagem. Plataforma Brasil. CAAE: 57569916.0.0000.5231. Data de submissão: 01 ago. 2016. Aprovado em: 08 ago. 2016.

STRAUSS, A. L.; CORBIN, J. Basics of qualitative research: Grounded theory procedures and techniques. Newbury Park: Sage Publications, 1990.

SUZUMURA, D. Análise de atividades para leitura crítica em inglês. 2011. Monografia (Especialização em Língua Inglesa) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

Publicado

2018-11-13

Como Citar

REIS, S. Análise Paradigmática e Sintagmática em Pesquisa Qualitativa com Dados de Linguagem Humana. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 147–171, 2018. DOI: 10.5433/2237-4876.2018v21n2p147. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/32897. Acesso em: 1 maio. 2024.