A representação discursiva do trabalho do jornalista no texto institucional de uma empresa de informação: a questão profissional

Autores

  • Anderson Salvaterra Magalhães Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n1p131

Palavras-chave:

Trabalho do jornalista, Representação discursiva, Enunciação.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o estatuto do jornalista a partir de sua representação discursiva em uma carta de abertura de um manual de redação de um jornal do Rio de Janeiro. Do ponto de vista interacionista sociodiscursivo, o texto empresarial é concebido como um enunciado em que ações de linguagem constroem o estatuto do jornalista e traduzem parte dos conflitos que a classe enfrenta na organização profissional. A análise textual da carta indica uma tendência da empresa de informação em construir o jornalismo como emprego, e não como uma profissão, o que tem implicações éticas relevantes para o exercício do jornalismo.

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Biografia do Autor

Anderson Salvaterra Magalhães, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Tem graduação em Letras: Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e mestrado em Linguística Aplicada pela mesma universidade (2004). Atualmente é doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor auxiliar da Universidade Estácio de Sá e tem experiência na área de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Linguística.

 

 

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Publicado

2008-07-15

Como Citar

MAGALHÃES, A. S. A representação discursiva do trabalho do jornalista no texto institucional de uma empresa de informação: a questão profissional. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 131–149, 2008. DOI: 10.5433/2237-4876.2008v11n1p131. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3087. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos