A representação discursiva do trabalho do jornalista no texto institucional de uma empresa de informação: a questão profissional
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n1p131Palabras clave:
Trabalho do jornalista, Representação discursiva, Enunciação.Resumen
O objetivo deste artigo é discutir o estatuto do jornalista a partir de sua representação discursiva em uma carta de abertura de um manual de redação de um jornal do Rio de Janeiro. Do ponto de vista interacionista sociodiscursivo, o texto empresarial é concebido como um enunciado em que ações de linguagem constroem o estatuto do jornalista e traduzem parte dos conflitos que a classe enfrenta na organização profissional. A análise textual da carta indica uma tendência da empresa de informação em construir o jornalismo como emprego, e não como uma profissão, o que tem implicações éticas relevantes para o exercício do jornalismo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.