Práticas de linguagem como atividade social: o lingüista frente ao desafio de apreender a complexidade dos diferentes modos de habitar o mundo
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n1p75Palavras-chave:
Análise do Discurso, Abordagem enunciativa, Gêneros do discurso.Resumo
Problematizamos a especificidade do trabalho do lingüista, frente ao desafio de apreender a complexidade dos diferentes modos de ser, pensar, agir e sentir no mundo. Para tal, privilegiamos as reflexões em um ponto de vista enunciativo, segundo o qual as práticas de linguagem constituem atividade social, com enfoque na centralidade da noção de gênero do discurso (BAKHTIN, 2000). Analisamos o percurso de pesquisas tematizando a produção de sentido sobre o trabalho docente. Destacamos as reconfigurações propostas pelo referencial discursivo nas fronteiras disciplinares da Lingüística, em intercâmbio constante com diferentes campos das ciências humanas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.