Práticas de linguagem como atividade social: o lingüista frente ao desafio de apreender a complexidade dos diferentes modos de habitar o mundo

Autores

  • Bruno Deusdará Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • Maria Cristina Giorgi Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2008v11n1p75

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Abordagem enunciativa, Gêneros do discurso.

Resumo

Problematizamos a especificidade do trabalho do lingüista, frente ao desafio de apreender a complexidade dos diferentes modos de ser, pensar, agir e sentir no mundo. Para tal, privilegiamos as reflexões em um ponto de vista enunciativo, segundo o qual as práticas de linguagem constituem atividade social, com enfoque na centralidade da noção de gênero do discurso (BAKHTIN, 2000). Analisamos o percurso de pesquisas tematizando a produção de sentido sobre o trabalho docente. Destacamos as reconfigurações propostas pelo referencial discursivo nas fronteiras disciplinares da Lingüística, em intercâmbio constante com diferentes campos das ciências humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Deusdará, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutorando em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, é Licenciado em Letras: Português/Literatura pela mesma Universidade (2004) e Mestre em Letras, área de concentração em Linguística, pela UERJ (2006). Atualmente é Professor Assistente de Linguística do Instituto de Letras da UERJ. Ministra curso, como professor colaborador, em Especialização em Língua Portuguesa (FEUC). Atuou como Professor Doc I de Língua Portuguesa da rede pública estadual do Rio de Janeiro e como Professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).

 

Maria Cristina Giorgi, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Possui graduação em Letras Habilitação Português Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), graduação em Letras Habilitação Português Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ.

Downloads

Publicado

2008-07-15

Como Citar

DEUSDARÁ, Bruno; GIORGI, Maria Cristina. Práticas de linguagem como atividade social: o lingüista frente ao desafio de apreender a complexidade dos diferentes modos de habitar o mundo. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 75–92, 2008. DOI: 10.5433/2237-4876.2008v11n1p75. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3084. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos