Análise de discurso multimodal sistêmico-funcional de livros didáticos de inglês do ensino médio da educação pública
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n3p176Palavras-chave:
Análise de Discurso Multimodal Sistêmico-Funcional, Livros Didáticos de Língua Inglesa, Educação PúblicaResumo
O livro didático de língua inglesa é uma realidade recente no sistema brasileiro de educação pública. Embora os alunos tenham garantido o direito constitucional de aprender pelo menos uma língua estrangeira na educação básica, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) passou a distribuir livros de inglês bem recentemente. Como esse material pedagógico é de fundamental importância para o ensino e aprendizagem da língua estrangeria no contexto educacional público, torna-se relevante investigá-lo sob o viés de pesquisas recentes em linguística aplicada. Neste artigo analisamos aspectos multimodais das duas coleções de inglês mais adotadas nas escolas públicas de ensino médio, High Up e Way to go, aprovadas pelo PNLD-2015. Adotamos uma perspectiva multimodal sistêmico-funcional para compreender as relações entre as verbiagens e as imagens nestes instrumentos de significação multifacetados e complexos (BUNZEN, 2008). Com base em elementos do arcabouço de Painter, Martin e Unsworth (2013), analisamos o corpus a partir de três perspectivas: a integração multimodal, o enquadramento e o foco para entender como os espaços visuais são compostos. Acreditamos que estudos como o relatado neste texto podem ajudar professores de inglês a compreender os aspectos multimodais presentes nos livros com os quais trabalham para que possam aperfeiçoar suas práticas pedagógicas.
Palavras-Chave: Análise de Discurso Multimodal Sistêmico-Funcional; Livros Didáticos de Língua Inglesa; Educação Pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Signum: Estudos da Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.