A reescritura de textos no ensino superior: uma análise de operações linguístico-discursivas da crítica genética

Autores

  • Lidiane de Morais Diógenes Bezerra Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n2p151

Palavras-chave:

Reescritura, Ensino Superior, Crítica Genética.

Resumo

Neste artigo, analisaremos o trabalho com a reescritura no ensino superior, no que se refere às operações utilizadas, bem como aos sentidos produzidos a partir das alterações executadas nos textos. Nossa discussão teórica está fundamentada em uma concepção de produção de texto enquanto “atividade verbal”, na qual lidamos com duas figuras distintas – Escritor Ativo e Leitor Interno (MARCUSCHI, 2008; SAUTCHUK, 2003). Recorremos, ainda, aos conceitos advindos da Crítica Genética, que se ocupa da relação entre texto e gênese (HAY, [1975]2002; DE BIASI, [2000]2010; GRÉSILLON, [1990]2008; [1992]2002; SALLES, 2008). A metodologia desta pesquisa é qualitativa e utiliza procedimentos etnográficos. Os dados foram coletados em uma sala de aula do 1º período do curso de licenciatura em Letras, da UERN, campus de Pau dos Ferros, e serão analisados a partir das operações linguísticas identificadas pela gramática gerativa e retomadas por Lebrave e Grésillon (2009). Pudemos confirmar que a reescritura vem mostrar-se como uma atividade de extrema importância para o processo da escrita. A substituição foi a operação mais utilizada, o que pode ser explicado pelo fato de a substituição, de acordo com o que propõe a Crítica Genética, constituir a origem de toda rasura.

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Biografia do Autor

Lidiane de Morais Diógenes Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professora do Programa de Pós-graduação em Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Professora do Departamento de Letras Estrangeiras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus de Pau dos Ferros.

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Publicado

2017-08-03

Como Citar

BEZERRA, Lidiane de Morais Diógenes. A reescritura de textos no ensino superior: uma análise de operações linguístico-discursivas da crítica genética. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 151–180, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n2p151. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/27631. Acesso em: 30 dez. 2024.