A variação na expressão do futuro em língua espanhola: análise de notícias on line sobre a copa 2014

Autores

  • Valdecy Oliveira Pontes Universidade Federal do Ceará
  • Angelane Faustino Firmo Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Ceará e professora pela Secretária de Educação do Estado do Ceará desde 2010.
  • Letícia Joaquina Castro Rodrigues de Souza e Souza UFC
  • Márluce Coan UFC

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n3p147

Palavras-chave:

Futuro gramatical, futuro perifrástico, presente, língua espanhola.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as escolhas realizadas por jornais hispano-americanos para marcar o futuro em Língua Espanhola, haja vista que este, segundo a Real Academia Espanhola (2009), pode manifestar-se por meio de pelo menos três formas: o futuro gramatical (cantaré), o presente do indicativo com valor de futuro (canto) e a forma perifrástica constituída por IR (conjugada no presente) + A (preposição) + verbo no infinitivo (voy a cantar). Para este fim, selecionamos um corpus composto por 25 notícias on line sobre a Copa do Mundo de Futebol realizada no Brasil em junho de 2014. Foram analisadas 156 ocorrências. O corpus foi selecionado com base em cinco áreas geoletais americanas (Caribe; México e América Central; Andes; Rio da Prata e Chile). A análise feita foi de natureza variacionista, baseada no arcabouço teórico proveniente dos estudos de Labov (1972, 1978). Utilizamos o pacote GOLDVARB (2005) para indicar a influência dos grupos de fatores: agentividade, polaridade, modificadores temporais, regularidade do verbo, tipos de discurso e localização na notícia. Em relação à seleção do futuro gramatical, verificamos que são determinantes verbo agentivo e regular e discurso indireto. Já para a manifestação da forma do presente, além de verbo não agentivo e irregular, é determinante a localização na manchete. Finalmente, no que se refere ao uso da forma perifrástica, atuam como fatores determinantes verbos irregulares e ausência de modificadores temporais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdecy Oliveira Pontes, Universidade Federal do Ceará

É Professor Adjunto, atuando na graduação em Letras-Espanhol e no Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (POET), da Universidade Federal do Ceará. Possui pós-doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2012) e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2009). 

Angelane Faustino Firmo, Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Ceará e professora pela Secretária de Educação do Estado do Ceará desde 2010.

Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Ceará e professora pela Secretária de Educação do Estado do Ceará desde 2010.

 

Letícia Joaquina Castro Rodrigues de Souza e Souza, UFC

É Professora Adjunto, atuando na graduação em Letras-Espanhol da Universidade Federal do Ceará, com pesquisas sobretudo na área de Língua e Ensino. Possui doutorado em Linguística (2014) pela Universidade Federal do Ceará e mestrado em Linguística Aplicada (2008) pela Universidade Estadual do Ceará.

Márluce Coan, UFC

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e aperfeiçoamento em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Ceará. Bolsista de Produtividade do CNPq – Nível 2.

 

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

PONTES, Valdecy Oliveira; FAUSTINO FIRMO, Angelane; CASTRO RODRIGUES DE SOUZA E SOUZA, Letícia Joaquina; COAN, Márluce. A variação na expressão do futuro em língua espanhola: análise de notícias on line sobre a copa 2014. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 147–175, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n3p147. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/25400. Acesso em: 13 nov. 2024.