Textos em mídia impressa e digital: confrontando práticas de leitura e objetos de ensino para a formação de leitores proficientes

Autores

  • Williany Miranda Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n1p81

Palavras-chave:

Leitura, Ensino de textos, mídia digital.

Resumo

O presente artigo reivindica o lugar pedagógico do texto para o ensino de práticas de leitura utilizados em duas mídias: impressa e digital. Assim, parto da problematização: Será que as práticas de leitura reveladas a partir de textos (de mídias impressa e digital) sinalizam a necessidade de novas configurações para a formação de leitores competentes comunicativamente? Para respondê-la, observamos o tratamento dado ao tema “racismo”, em atividades de livros didáticos, e em comentários, em rede social. O confronto dos objetos com base em Coracini (2005), Kleiman (2009), Abreu (2014), Leurquin e Carneiro (2014), dentre outros, possibilitou a identificação de práticas diferenciadas para cada suporte. No livro didático, elas apontam para uma estabilização de sentidos centrado no texto e no autor, típicas na situação de escolarização. Diferentemente, nos comentários, as práticas evidenciam uma estabilização de sentidos focado no leitor, típicas em situação fora do ambiente escolar. O comportamento divergente para a produção de sentido sinaliza uma contínua tensão no tratamento dado aos textos e à leitura, destacando a necessidade de ações de planejamento de ensino, considerando a relação entre a diversidade textual e os múltiplos suportes midiáticos para a formação de leitores em sintonia com novas práticas.

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Biografia do Autor

Williany Miranda Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Professora Associada da Unidade Acadêmica de Letras e membro do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino

Publicado

2017-05-06

Como Citar

SILVA, Williany Miranda. Textos em mídia impressa e digital: confrontando práticas de leitura e objetos de ensino para a formação de leitores proficientes. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 81–109, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n1p81. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/25375. Acesso em: 2 jan. 2025.