Instrumentos de avaliação de leitura em fase inicial: habilidades e processos envolvidos

Autores

  • Helena Cristina Weirich UFSC
  • Ana Cláudia de Souza UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n1p110

Palavras-chave:

Avaliação de leitura, Processamento da linguagem, Habilidades básicas de leitura

Resumo

Este estudo se constitui como uma análise e discussão de instrumentos de avaliação de leitura inicial: “Bateria de Recepção e Produção da Linguagem Verbal” (SCLIAR-CABRAL, 2003a) e “Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras” (SEABRA-CAPOVILLA, 2010). O principal objetivo é analisar questões relativas a alguns dos múltiplos processos cognitivos (decodificação, reconhecimento de palavras e acesso lexical, processamento sintático e textual, e compreensão) e habilidades básicas de leitura (fluência – ritmo, prosódia, velocidade – e exatidão) nos instrumentos. Concluímos que os instrumentos analisados, ainda que avaliem leitura em fase inicial através de medidas desconectadas (off-line), o fazem com base em diferentes aspectos. Enquanto a Bateria de Recepção e Produção da Linguagem Verbal permite verificar habilidades de percepção de oposição entre grafemas em pares mínimos e em frases, dificuldades no processamento de frases, habilidades de decodificação grafêmico-fonológica e compreensão textual, o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras permite verificar o estágio de desenvolvimento de leitura, a partir da classificação do processamento do sujeito avaliado como logográfico, alfabético ou ortográfico.

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Biografia do Autor

Helena Cristina Weirich, UFSC

Mestranda do Progragrama de Pós-Graduação em Linguística da UFSC. Área de concentração: Psicolinguística.

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Publicado

2017-05-06

Como Citar

WEIRICH, Helena Cristina; DE SOUZA, Ana Cláudia. Instrumentos de avaliação de leitura em fase inicial: habilidades e processos envolvidos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 110–135, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n1p110. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/22981. Acesso em: 24 dez. 2024.