Pesquisa de campo em análise do discurso: construindo um dispositivo de aproximação aos sentidos do trabalho no cotidiano escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n1p35Palavras-chave:
Trabalho docente. Análise do discurso. Gêneros do discurso. Quadro mural.Resumo
Este artigo tem por objetivo problematizar asopções metodológicas em uma pesquisa de campo, a partir dos referenciais dosestudos do discurso. Parte-se de uma experiência de pesquisa de campo na salade professores de uma escola da rede pública do Rio de Janeiro. Na discussãosobre as opções metodológicas, privilegiaram-se os conceitos de compreensãoresponsiva ativa (BAKHTIN, 2000) e de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2000,MAINGUENEAU, 2001). Como resultado, observa-se a produtividade desses conceitosna afirmação de uma abordagem institucional das práticas de linguagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.