Análise semiolinguística de poema de Castro Alves
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n1p259Palavras-chave:
Semiótica. Análise semiolinguística. Poema.Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma leitura possível, dentro da perspectiva da teoria semiótica greimasiana, do poema “Adormecida”, de Castro Alves. Apresenta-se, inicialmente, uma breve abordagem dessa teoria, enfatizando-se o percurso gerativo de sentido de Greimas, que dá o suporte teórico para a análise do poema. Em seguida, discute-se a Metodologia de Campos Lexicais de Georges Maurand que será adotada para o estudo do texto. Por fim, a partir da divisão do poema em campos lexicais, são analisados os três níveis do percurso gerativo: fundamental, narrativo e discursivo. Por meio do exame do poema, pode-se verificar que “Adormecida” apresenta uma importante oposição semântica sedução vs. pureza, cuja temática perpassa todo o texto poético.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.