Análise semiolinguística de poema de Castro Alves
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n1p259Palavras-chave:
Semiótica. Análise semiolinguística. Poema.Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma leitura possível, dentro da perspectiva da teoria semiótica greimasiana, do poema "Adormecida", de Castro Alves. Apresenta-se, inicialmente, uma breve abordagem dessa teoria, enfatizando-se o percurso gerativo de sentido de Greimas, que dá o suporte teórico para a análise do poema. Em seguida, discute-se a Metodologia de Campos Lexicais de Georges Maurand que será adotada para o estudo do texto. Por fim, a partir da divisão do poema em campos lexicais, são analisados os três níveis do percurso gerativo: fundamental, narrativo e discursivo. Por meio do exame do poema, pode-se verificar que "Adormecida" apresenta uma importante oposição semântica sedução vs. pureza, cuja temática perpassa todo o texto poético.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letícia Jovelina Storto, Vanessa Hagemeyer Burgo, Mariana Vidotti Rezende

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










