Representação multimodal dos atores sociais no discurso de marcas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n1p233Palavras-chave:
Multimodalidade. Atores sociais. MarcasResumo
O presente artigo, contemplando um diálogo teórico entre Teoria Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY, 1994, 2004), Análise de Discurso Crítica, (ADC) (FAIRCLOUGH, 1992, 2006, 2012) e Multimodalidade (Kress; van Leeuwen, 2006, van Leeuwen, 2008), Marcas (GOBÉ, 2010, ALLEN; SIMMONS, 2005) e Sustentabilidade (DIAS, 2009, 2011), visa investigar as relações discursivas e visuais estabelecidas entre os participantes do evento discurso de um texto híbrido (publicidade e informação). As teorias possuem metodologias específicas e complementares adotadas para delinear os percursos analíticos com enfoque qualitativo. A investigação evidencia que os atores sociais, visualmente representados nos textos nos textos publicitários ou informativos, são mitigados pelo poder das instituições, revelando-se não só como artifício comunicativo, mas também ideológico para cumprir prerrogativas sustentáveis.
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