Entre a língua e a literatura: variação linguística e ensino de espanhol
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p404Palavras-chave:
Variação linguística, Literatura, Ensino de espanhol.Resumo
Tencionamos rediscutir o lugar do texto literário no âmbito do ensino de línguas estrangeiras (ou adicionais). Tal intento está ancorado na necessidade da não dissociação dos dois principais eixos de base do profissional de Letras: Língua e Literatura. Trazemos reflexões que julgamos necessárias para a formação desse profissional, posto que trabalhar entre a língua e a literatura é tarefa delicada e indispensável, sobretudo para o professor da área. Portanto, discutiremos a importância da relação entre língua e literatura, a partir dos estudos da variação linguística no ensino do espanhol, no Brasil, tendo-se na literatura, o principal ponto de referência para tais ponderações. Primeiramente, discutiremos a variação linguística no ensino de espanhol, partindo-se de uma pesquisa bibliográfica aportada em Moreno Fernández, (2010), Vilhena, (2013), Andión Herrero, (2008) e Lucchesi, (2004) e em pesquisa documental embasada nas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2006). Ancorados nos estudos de Preti (2004) sobre a variação linguística em textos literários e em Brait (2000; 2010), discutiremos a importância do trabalho com textos literários no ensino da língua espanhola. Ao término, traçaremos algumas considerações enfatizem a exequibilidade de uma abordagem do textos literários em aula de língua sem que se requeira a sua dicotomização.
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