A formação do professor de língua estrangeira no século XXI: Entre as antigas pressões e os novos desafios
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n2p13Palavras-chave:
formação de professores de língua estrangeira, ensino-aprendizagem de língua estrangeira, prática docente reflexivaResumo
Este trabalho pretende refletir sobre a atual formação do professor de língua estrangeira e sua capacidade para enfrentar as pressões e os desafios que a prática docente lhe impõe nos dias de hoje. Desde que a globalização se fez presente no cotidiano, no final do século XX, vemos aumentar as mobilidades, as trocas e as interações entre povos e culturas. O aprendizado de uma língua estrangeira tornou-se uma demanda cada vez maior e o “mercado das línguas”, segundo as concepções de Bourdieu (1982) e Calvet (2002), expõe suas características e suas regras. Proliferam os cursos de idiomas, os testes de certificação de proficiência, a oferta desenfreada de material didático; discutem-se novas abordagens no ensino de línguas; surgem novos objetivos específicos. Como preparar o estudante de Letras para enfrentar as pressões do mercado e os novos desafios da prática docente? Cabe às faculdades de Letras repensarem a formação profissional e intelectual do futuro professor de língua estrangeira, não esquecendo as exigências do mercado, mas se preocupando sobretudo com o desenvolvimento de sua autonomia e a reflexão crítica de suas práticas.Downloads
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