Cruzando fronteiras: narrativas de transnacionais tornando-se professores de língua inglesa no México

Autores

  • Irasema Mora Pablo University of Guanajuato
  • M. Martha Lengeling Universidad de Guanajuato, Mexico
  • Nora Margarita Basurto Santos Universidad Veracruzana

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p326

Palavras-chave:

Transnacionais, Identidade, Narrativa, Migração.

Resumo

Os dados apresentados neste artigo provêm de um estudo realizado ao longo de 2 anos que examina as vidas de imigrantes transnacionais de adultos jovens cujas famílias residem há vários anos nos Estados Unidos, sempre mantendo estreitos vínculos com seu país de origem, o México, até que decidiram ou foram forçados a voltar. Estes participantes aprenderam Inglês como filhos de imigrantes mexicanos nos Estados Unidos. Por meio de uma abordagem narrativa, os resultados mostram como esses estudantes constroem suas identidades através de sentimentos ambivalentes em relação a ambos os países e como esta construção identitária molda seus interesses em tornarem-se professores de inglês ou mesmo rejeitarem a língua a tal ponto de esqueceram a língua que aprenderam nos Estados Unidos. Aparentemente, as experiências transnacionais de moradia em dois países foram fundamentais para construção de suas identidades, definindo quem são e o que querem ser. Este trabalho sugere que indivíduos trasnacionais detêm um importante capital cultural e linguístico que usam a seu favor a fim de se integrarem em seu próprio país de origem.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Irasema Mora Pablo, University of Guanajuato

Irasema has a Doctorate in Applied Linguistics from the University of Kent in England (2012) and a Master’s of Applied Linguistics from the Universidad de las Americas en Puebla (2004). She is the Coordinator of the Master’s of Applied Linguistics of English Language Teaching at the Language Department of the Universidad de Guanajuato in Mexico.  

M. Martha Lengeling, Universidad de Guanajuato, Mexico

Martha has a Doctorate in Language Studies from the University of Kent in England (2007) y Master’s of TESOL from West Virginia University in the United States (1994). She works at the Language Department of the Universidad de Guanajuato and she is also the Editor of MEXTESOL Journal

Nora Margarita Basurto Santos, Universidad Veracruzana

Nora has a Doctorate in English Language Teaching and Applied Linguistics from Warwick University in England (2010) and a Master’s in TESOL from Aston University in England (1997).  She works at the Universidad Veracruzana where she is the Director of the School for Foreigners. 

Downloads

Publicado

2015-12-10

Como Citar

MORA PABLO, I.; LENGELING, M. M.; BASURTO SANTOS, N. M. Cruzando fronteiras: narrativas de transnacionais tornando-se professores de língua inglesa no México. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 326–348, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n2p326. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21696. Acesso em: 1 maio. 2024.