Anotações sobre leitura, letramento e ensino

Autores

  • Ana Lúcia de Campos Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • Paulo Roberto Almeida Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p70

Palavras-chave:

Posições teóricas sobre a leitura, Concepções de sujeito, texto e linguagem, Letramento e ensino.

Resumo

Este texto apresenta uma reflexão acerca das posições teóricas sobre o estudo de leitura, observando as repercussões e/ou implicações de cada uma delas como fundamento para o desenvolvimento de práticas de ensino/aprendizagem. Apresentam-se considerações sobre as concepções de texto, sujeito e linguagem que subjazem a tais posições e focaliza-se a teoria sociointeracionista discursiva bakhtiniana como instauradora de uma perspectiva sociohistórica e ideológica com conceitos como responsividade, contrapalavra e compreensão ativa que trazem grande contribuição para o surgimento de novas concepções de texto, linguagem e sujeito, bem como um olhar fecundo para a construção de novas práticas de ensino de leitura. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o ensino de leitura a partir de uma perspectiva ancorada nos Novos Estudos de Letramento que sustenta uma abordagem culturalmente sensível por possibilitar, na escola, o desencadeamento de práticas de leitura significativas que levem em conta a diversidade sociocultural dos educandos, assegurando de fato a formação de sujeitos-leitores.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia de Campos Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Professor adjunta da área de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura - Departamento de Letras - Letras Vernáculas e Clássicas

Paulo Roberto Almeida, Universidade Estadual de Londrina

Professor adjunto da área de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura - Departamento de Letras - Letras Vernáculas e Clássicas

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Publicado

2015-12-10

Como Citar

ALMEIDA, A. L. de C.; ALMEIDA, P. R. Anotações sobre leitura, letramento e ensino. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 70–91, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n2p70. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18407. Acesso em: 1 maio. 2024.