Anotações sobre leitura, letramento e ensino
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p70Palavras-chave:
Posições teóricas sobre a leitura, Concepções de sujeito, texto e linguagem, Letramento e ensino.Resumo
Este texto apresenta uma reflexão acerca das posições teóricas sobre o estudo de leitura, observando as repercussões e/ou implicações de cada uma delas como fundamento para o desenvolvimento de práticas de ensino/aprendizagem. Apresentam-se considerações sobre as concepções de texto, sujeito e linguagem que subjazem a tais posições e focaliza-se a teoria sociointeracionista discursiva bakhtiniana como instauradora de uma perspectiva sociohistórica e ideológica com conceitos como responsividade, contrapalavra e compreensão ativa que trazem grande contribuição para o surgimento de novas concepções de texto, linguagem e sujeito, bem como um olhar fecundo para a construção de novas práticas de ensino de leitura. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o ensino de leitura a partir de uma perspectiva ancorada nos Novos Estudos de Letramento que sustenta uma abordagem culturalmente sensível por possibilitar, na escola, o desencadeamento de práticas de leitura significativas que levem em conta a diversidade sociocultural dos educandos, assegurando de fato a formação de sujeitos-leitores.
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