O Tratamento da relação entre variação,mudança e gramática em livros didáticos do ensino médio

Autores

  • Eliete Figueira Batista da Silveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcia dos Santos Machado Vieira UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n1p10

Palavras-chave:

PCN, Ensino, Variação e Mudança.

Resumo

O enfoque acerca da variação e mudança é observado na pesquisa acadêmico-científica sociolinguística e recomendado nas orientações dos PCN. No entanto, a valoração negativa das diferentes normas e o uso inadequado das descobertas e dos termos linguísticos revelam-se nos livros didáticos analisados. Tratamos desse tema sob uma perspectiva de apreciação crítica dos avanços, das inconsistências e das carências teórico-descritivas detectadas nos manuais do ensino médio. Discutimos a definição do espaço das normas culta e padrão em meio a uma realidade brasileira de discursos norteados por normas diversificadas, bem como explicitamos as contribuições dos estudos sociolinguísticos para o ensino. Revela-se necessária a aplicação desses conhecimentos à elaboração de material didático, regulada por um ensino valorizador da heterogeneidade linguística e desconstruindo o discurso da língua monolítica e homogênea. A valorização das diferentes normas capacitará o cidadão ao desenvolvimento da autonomia intelectual e crítica, modificando a realidade atual de enormes índices de analfabetismo. Isso será possível com a interlocução entre o saber científico e os autores/editoras de livros didáticos.

Biografia do Autor

Eliete Figueira Batista da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Doutora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua em pesquisas relacionadas à Teoria da Variação e Mudança.

 

Downloads

Publicado

2015-01-11

Como Citar

BATISTA DA SILVEIRA, Eliete Figueira; MACHADO VIEIRA, Marcia dos Santos. O Tratamento da relação entre variação,mudança e gramática em livros didáticos do ensino médio. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 10–36, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n1p10. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18342. Acesso em: 3 jul. 2024.