O Tratamento da relação entre variação,mudança e gramática em livros didáticos do ensino médio

Autores/as

  • Eliete Figueira Batista da Silveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcia dos Santos Machado Vieira UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n1p10

Palabras clave:

PCN, Ensino, Variação e Mudança.

Resumen

O enfoque acerca da variação e mudança é observado na pesquisa acadêmico-científica sociolinguística e recomendado nas orientações dos PCN. No entanto, a valoração negativa das diferentes normas e o uso inadequado das descobertas e dos termos linguísticos revelam-se nos livros didáticos analisados. Tratamos desse tema sob uma perspectiva de apreciação crítica dos avanços, das inconsistências e das carências teórico-descritivas detectadas nos manuais do ensino médio. Discutimos a definição do espaço das normas culta e padrão em meio a uma realidade brasileira de discursos norteados por normas diversificadas, bem como explicitamos as contribuições dos estudos sociolinguísticos para o ensino. Revela-se necessária a aplicação desses conhecimentos à elaboração de material didático, regulada por um ensino valorizador da heterogeneidade linguística e desconstruindo o discurso da língua monolítica e homogênea. A valorização das diferentes normas capacitará o cidadão ao desenvolvimento da autonomia intelectual e crítica, modificando a realidade atual de enormes índices de analfabetismo. Isso será possível com a interlocução entre o saber científico e os autores/editoras de livros didáticos.

Biografía del autor/a

Eliete Figueira Batista da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Doutora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua em pesquisas relacionadas à Teoria da Variação e Mudança.

 

Publicado

2015-01-11

Cómo citar

BATISTA DA SILVEIRA, Eliete Figueira; MACHADO VIEIRA, Marcia dos Santos. O Tratamento da relação entre variação,mudança e gramática em livros didáticos do ensino médio. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 10–36, 2015. DOI: 10.5433/2237-4876.2015v18n1p10. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/18342. Acesso em: 23 jul. 2024.