Proposta curricular de língua portuguesa: uma análise de documentos da cidade de Juiz de Fora (MG)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p92Palavras-chave:
Ensino de língua portuguesa, Gêneros textuais, Proposta curricular.Resumo
Este trabalho, cujo objetivo é apresentar uma análise de duas propostas curriculares de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora (MG), de 2001 e 2012, é um recorte da pesquisa “Gêneros textuais e ensino: uma pesquisa colaborativa com professores de língua portuguesa” (2011/2013). Os gêneros textuais têm sido indicados, por propostas curriculares no Brasil, como objeto central do professor para o trabalho com a Língua Portuguesa na escola; por isso, tornou-se relevante analisá-las no âmbito da pesquisa em desenvolvimento. Como aporte teórico, utilizamos autores que propõem um modelo didático pautado no desenvolvimento das capacidades de linguagem e na reflexão linguística (MENDONÇA, 2006) embasados numa concepção interacionista de língua (BRONCKART, 1999; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). Utilizamos, como metodologia, a análise documental, que busca analisar informações em documentos e seus desdobramentos. Os dados mostram que a proposta curricular de 2012 é mais adequada ao ensino de Língua Portuguesa do que a de 2001, sobretudo porque traz uma base teórico-metodológica que enfatiza o desenvolvimento das capacidades linguístico-discursivas dos alunos, norteada por uma concepção interacionista, em contraposição à proposta de 2001, que é centrada em princípios quase exclusivamente normativos em detrimento do desenvolvimento de capacidades de uso e da reflexão sobre a línguaDownloads
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