Revisão e reescrita em documentos oficiais: conceitos e orientações metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p166Palavras-chave:
Revisão. Reescrita. Documentos oficiais brasileiros.Resumo
O texto discute como os conceitos e as orientações metodológicas sobre os processos de revisão e reescrita de textos em situação de ensino são concebidos, apresentados e orientam o trabalho do professor de Língua Portuguesa. Para tanto, são caracterizados os conceitos de revisão e reescrita em quatro documentos oficiais brasileiros, dois de abrangência nacional e dois de abrangência ao estado do Paraná. As informações foram organizadas a partir do que os documentos apresentam acerca das atitudes do professor e do aluno frente aos conceitos investigados, que determinam as orientações metodológicas para o trabalho com a produção textual. Os resultados demonstram irregularidades no tratamento desses processos, destacando-se um dos documentos de caráter nacional como aquele que se apresenta mais adequado em relação às orientações conceituais e metodológicas, revelando que os documentos que norteiam o ensino de língua materna no país ainda não estão discutindo apropriadamente o processo de produção textual escrita, em específico a revisão e a reescrita, mesmo os documentos mais recentes.Downloads
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