Dialogismo nos fóruns de discussão na educação on-line

Autores

  • Carmem Lúcia de Oliveira Marinho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ivanda Maria Martins Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p253

Palavras-chave:

Fórum de Discussão. Linguagem Dialógica. Educação a Distância Online

Resumo

O gênero digital Fórum de Discussão se constitui como o principal instrumento de comunicação assíncrono e de interação da Educação a Distância on-line. Essencialmente um espaço de debates, na modalidade de ensino/aprendizagem o Fórum possui um caráter pedagógico, instrumento que promoveria a construção coletiva e colaborativa do conhecimento em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. O uso da linguagem dialógica praticada por Educadores e Educandos em Fóruns deveria, em tese, estimular o debate, especificamente a interação verbal entre esses interlocutores. Este artigo buscou analisar a comunicação verbal entre educadores e educandos em Fóruns de Discussão. Ao analisar um Fórum promovido em um curso na modalidade Blended Learning, com base no Dialogismo, abordagem teórica apresentada por Bakhtin (1995, 2011), e em estudos da EAD como Moore e Kearsley (2010) e Cabral e Cavalcante (2010), este trabalho constatou que, mesmo construto da linguagem, o Dialogismo ainda se encontra de forma oculta nos discursos empreendidos no gênero, prejudicando a interação e a colaboração no processo de construção do conhecimento na modalidade.

Biografia do Autor

Carmem Lúcia de Oliveira Marinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, com dissertação apresentada e julgada aprovada no dia 20 de fevereiro de 2014.

Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

 

Ivanda Maria Martins Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco concluído em 2003.

Vínculo institucional - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia

Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Downloads

Publicado

2014-12-26

Como Citar

MARINHO, Carmem Lúcia de Oliveira; SILVA, Ivanda Maria Martins. Dialogismo nos fóruns de discussão na educação on-line. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 253–277, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n2p253. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17729. Acesso em: 3 jul. 2024.