Dialogismo nos fóruns de discussão na educação on-line
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p253Palavras-chave:
Fórum de Discussão. Linguagem Dialógica. Educação a Distância OnlineResumo
O gênero digital Fórum de Discussão se constitui como o principal instrumento de comunicação assíncrono e de interação da Educação a Distância on-line. Essencialmente um espaço de debates, na modalidade de ensino/aprendizagem o Fórum possui um caráter pedagógico, instrumento que promoveria a construção coletiva e colaborativa do conhecimento em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. O uso da linguagem dialógica praticada por Educadores e Educandos em Fóruns deveria, em tese, estimular o debate, especificamente a interação verbal entre esses interlocutores. Este artigo buscou analisar a comunicação verbal entre educadores e educandos em Fóruns de Discussão. Ao analisar um Fórum promovido em um curso na modalidade Blended Learning, com base no Dialogismo, abordagem teórica apresentada por Bakhtin (1995, 2011), e em estudos da EAD como Moore e Kearsley (2010) e Cabral e Cavalcante (2010), este trabalho constatou que, mesmo construto da linguagem, o Dialogismo ainda se encontra de forma oculta nos discursos empreendidos no gênero, prejudicando a interação e a colaboração no processo de construção do conhecimento na modalidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.