A relação afetiva construída em um grupo de mestrandos inseridos em um contexto de ensino a distância
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p224Palavras-chave:
relação afetiva, interações, ensino a distância.Resumo
A afetividade é um componente essencial no processo de ensino e aprendizagem, influenciando tomadas de decisões e ações, tanto de professores quanto de alunos no processo de ensinar e aprender. O objetivo deste artigo é apresentar uma discussão acerca das relações afetivas (MATURANA, 1991, 1998a, 1998b; WALLON, 2003; ARAGÃO, 2005, 2008) construídas entre alunos mestrandos de uma disciplina oferecida a distância em um programa de pós-graduação de uma universidade pública do Centro-Oeste. Este estudo de caso de natureza qualitativa contou com a participação de treze mestrandos, tendo sido utilizados diferentes instrumentos para a coleta de dados, tais como: observação de fóruns on-line, questionário e entrevista de grupo. Os resultados da análise revelaram que as relações afetivas construídas no grupo facilitaram a interação dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, tendo o papel do professor se revelado de especial importância para o estabelecimento de uma atmosfera motivadora, desencadeando a formação de atitudes que possibilitaram um experiência positiva de aprendizagem a distância pelos participantes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.